.

.

lunes, 5 de mayo de 2014

24/04/2014 - ADIADO DEBATE MENSAL DO PARLAMENTO SOBRE "POLÍTICAS DE ENSINO E FORMAÇÂO DE QUADROS"





















Fonte: : Unitaangola/GPU




Adiado debate mensal do Parlamento sobre “políticas de ensino e formação de quadros



Deputados13062013.jpg



Pela segunda vez consecutiva e depois de intensas discussões sobre a alteração do tema agendado para o Debate Parlamentar sobre "Políticas Nacionais de Ensino e Formação de Quadros", os líderes dos Grupos Parlamentares decidiram adiar a sessão Plenária desta quinta-feira, 24 de Abril de 2014.

O MPLA, proponente do referido debate, sugeriu na Sessão de hoje, que o mesmo se restringisse ao Relatório sobre o Plano Nacional de Formação de Quadros, ao que a UNITA e as outras forças da Oposição rejeitaram, por ferir o regimento interno da Assembleia Nacional, que atribui a exclusiva competência da reunião do Líderes Parlamentares em agendar os temas para as Plenárias.

O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA disse que o seu partido não iria discutir planos do executivo, porque a missão dos parlamentares é de discutir políticas. Segundo Raul Danda, a UNITA não aceitaria discutir algo que não estava agendado e porque entende que cabe ao Executivo discutir ou propor que a Assembleia discuta o Plano Nacional de Formação de Quadros.
Confrontado com a falta de consenso, o Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos quis levar o assunto à votação, o que levou a oposição a decidir abandonar a sala, caso se efectivasse a votação.

Para evitar roptura, a oposição apelou ao bem senso, tendo levado a mesa do presidium da Assembleia Nacional a sugerir um intervalo de 30 minutos para a concertação entre os líderes Parlamentares. Estes decidiram adiar o Debate para uma data a anunciar oportunamente.






www.unitaangola.org