.

.

miércoles, 11 de junio de 2014

11/06/2014 - ANGOLA: MANIFESTAÇÂO PACÍFICA EM LUANDA REPRIMIDA PELA POLÍCIA

Movimento Revolucionário
Angola: Manifestação em Luanda reprimida pela polícia
Luanda – Uma manifestação na cidade de Luanda, convocada pelo Movimento Revolucionário, foi reprimida pela polícia na tarde desta terça-feira, 27 de Maio.
Sob o lema «Chega de chacinas em Angola», o protesto estava agendado para as 19:00 desta terça-feira no Largo da Independência, em Luanda, assinalando o 37.º aniversário da liquidação da ala do MPLA, a 27 de Maio de 1977.

Antes da hora agendada, a polícia procedeu a várias detenções, nomeadamente Manuel Civonda Baptista Nito Alves, que pertence ao Movimento Revolucionário, assim como um dirigente do Bloco Democrático, que manifestou apoio à manifestação.

Os activistas pretendiam reivindicar a criação de uma Comissão de Verdade com vista a apurar o que se passou no dia 27 de Maio de 1977, quando milhares de angolanos foram torturados e assassinados sem julgamento.

O protesto surge também no segundo aniversário do desaparecimento de António Alves Kamulingue e Isaías Cassuele. Os ex-militares foram raptados a 27 e 29 de Maio de 2012, respectivamente, na via pública em Luanda, após envolvimento na organização de uma manifestação de veteranos de guerra e antigos guardas presidenciais contra o Governo de José Eduardo dos Santos.

Kamulingue e Cassuele continuam desaparecidos. Este desaparecimento esteve na base de várias manifestações em Luanda convocadas pelo Movimento Revolucionário, que foram reprimidas pela polícia, com organizações de defesa dos direitos humanos a apelar às autoridades angolanas para investigar o sucedido.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-05-28 11:02:28