.

.

domingo, 15 de junio de 2014

15/06/2014 - ANGOLA - CONGO BRAZZAVILLE, VERIFICAÇÂO DE FRONTEIRAS


Criadas subcomissões para verificação de fronteiras entre Angola e Congo Brazzaville -13/06/2014

Dolisie/Niari (Do enviado especial ) - O primeiro encontro da Comissão de Verificação de Fronteiras de Angola e Congo Brazzaville iniciado esta quinta-feira, em Dolisie, analisa hoje, sexta-feira, a proposta de criação de duas subcomissões para o cumprimento da verificação das fronteiras marítima, terrestre e fluvial que divide os dois países.

Joaquim do Espírito Santo, Director para África e Médio Oriente
Foto: portal.angop.ao
Em declarações à imprensa angolana na cidade de Dolisie, o embaixador e chefe da delegação, Joaquim do Espírito Santo, disse que a reunião visa analisar o grau de cumprimento das decisões tomadas pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros do Congo Brazzaville aquando do encontro realizado em Cabinda (Angola) de 15 a 16 de Março deste ano.
De acordo com o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, na reunião de Cabinda, que  juntou os dois ministros, foi criada uma comissão que se encontra pela primeira vez em Dolisie para criar duas subcomissões.
A primeira subcomissão vai encarregar-se da verificação da fronteira marítima e a segunda terá a responsabilidade das fronteiras terrestre e fluvial.
O encontro de Dolisie visa elaborar um programa de actividades que determinará o funcionamento interno desta comissão, que também vai apreciar o projecto do cronograma de actividades com vista a dar cumprimento as orientações dadas pelos chefes das diplomacias de ambos os países.
O diplomata avançou que a verificação de fronteiras não vai só incidir nas áreas de incidentes, mas procurar fazer uma verificação de fronteira ao longo de toda área que separa os dois países (terrestre, fluvial e marítima).
"Esta é a missão fundamental traçada para que a comissão possa efectivamente trabalhar de acordo com o programa a ser aprovado, explicou.
Instado sobre a avaliação da actual situação da zona fronteiriça de Pangui, onde ocorreu um incidente em 2013 entre as polícias de guarda fronteiras dos dois países, Joaquim do Espírito Santo disse que tudo está ultrapassado.
"Já existe compreensão entre as partes e o bom senso prevaleceu. Somos obrigados a coabitar juntos, porque somos vizinhos e neste contexto temos que continuar a criar as condições para a boa vizinhança”, assegurou.
" Esta reunião está dentro das orientações que recebemos, porque vai contribuir para a criação de um ambiente desejado para que aconteça a reunião bilateral. Foi recomendado na altura que vai ter lugar em Brazzaville em datas a acordar ainda este ano".
Chefiam as delegações neste encontro, da parte angolana, o embaixador Joaquim do Espírito Santo, do Ministério das relações exteriores e da parte congolesa, o prefeito e director para assuntos locais e Descentralização do Ministério do Interior do Congo Brazzaville, Charlles NGafoumou.
Integram também comandantes nacionais das polícias de Guarda de Fronteiras dos dois países, para além funcionários dos ministérios das relações exteriores, dos negócios estrangeiros e do ministério do interior das Repúblicas de Angola e do Congo Brazaville.
Os trabalhos conhecem o seu término ainda hoje.