.

.

viernes, 20 de junio de 2014

20/06/2014 - ANGOLA: GENERAL DESCARTA CONVITE DO DITADOR JES

General descarta convite de Eduardo dos Santos

Lisboa -   O  general Benigno de Oliveira Vieira Lopes “Ingo”,  que recentemente passou a reforma denota desinteresse em acolher uma proposta presidencial destinada em torna-lo próximo embaixador de Angola em Marrocos.
Fonte: Club-k.net
Em privado, este reformado oficial superior , invoca razões de saúde e de fatiga (esta com 78  anos de idade e revela limitações na mutação) como motivação  de indisponibilidade para o futuro cargo. Prefere, segundo consta, desfrutar a sua reforma,  em território nacional.  A intensão presidencial  em coloca-lo na diplomacia é vista como um gesto de boa vontade de JES, em coloca-lo num país, a fim  de tratar do seu estado de saúde. 

O general Ingo nasceu em Luanda, aos 17 de Abril de 1936, tendo aderido à Luta de Libertação Nacional nas fileiras do MPLA em Marrocos, em 1962. Como guerrilheiro, iniciou-se na frente de Cabinda, em 1964, assumindo as funções de comissário de zona. 

Em 1978 foi nomeado sub-director e comissário político do Gabinete das Académias Militares de Angola e posteriormente chefe da Direcção Politica da 2ª Região Militar, Cabinda, das então Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). 

Na sua carreira militar, exerceu ainda os cargos de chefe da Direcção Principal de Quadros do MINDEN, adido de Defesa na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS) e na República Federativa do Brasil, comissão expirada em Dezembro de 2003. 

Antes de passar a reforma, ocupou o cargo de  conselheiro do Estado Maior das FAA, posição que sucedeu ao posto de director Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Defesa Nacional.