.

.

viernes, 20 de junio de 2014

20/06/2014 - ANGOLA: MINISTRA NOMEIA NOVOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTRANGEIRO

Ministra nomeia novos representantes comerciais no estrangeiro

Lisboa -    Com a exceção da representante comercial de Angola em Washington, Ana Beatriz Gustavo Ferreira de Ceita da Costa, as autoridades angolanas exoneraram todos os  representantes  do Ministério do Comercio no estrangeiro. A medida consta de um despacho conjunto assinado por George Chicoty e Rosa Escorcio Pacavira,  titulares das Relações Exteriores e do Comércio,  respectivamente. 
Fonte: Club-k.net

António Joaquim da Cruz Lima até pouco tempo representante comercial no Reino de Espanha, foi nomeado para exercer as mesmas  funções na Confederação Helvética/Suíça, em substituição de Lukonde Luansi.  Cruz Lima que também  já exerceu o cargo de Director do Orçamento Geral de Estado (OGE), estará na  Suíça, na dupla função de  Representante Permanente-Adjunto para as questões Económicas e Comerciais junto às Instituições Internacionais em Genebra (OMC, CNUCED e CCI).

Belarmino Paredes Vieira Barbosa, o ex-  Chefe de Departamento de Produção Legislativa do Gabinete Jurídico do MINCO foi nomeado para as funções de Representante Comercial-Delegado de Angola, junto do Secretariado Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a República Popular da China e Países de Língua Portuguesa, sedeado na Região Administrativa e Económica de Macau.

Enquanto isso, Filipa Maria dos Anjos Guilherme Gaspar é a nova Representante Comercial de Angola na República Popular da China e junto dos Países da ASEAN, em substituição de Agostinho André de Carvalho Fernandes.

Para Espanha, foi nomeado para as funções de  Representante Comercial, Paula Francineth Oliveira Cordeiro Lisboa, uma antiga funcionaria desde ministério que se encontrava ofuscada. 

Videira Pedro,   que em 2010 reintegrou os quadros do Ministério do Comercio como consultor  foi nomeado  para as funções de Representante Comercial de Angola nos Países da SADC com sede na África do Sul, rendendo    Manuel da Silva Lemos Júnior.

Manuel da Silva Lemos Júnior, por outro lado foi nomeado para a função de Representante Comercial de Angola na República da Itália, em substituição de Maria Celeste Pacavira Costa. 
  
Para a República Federativa do Brasil  foi nomeado como Representante , Manuel Vieira Pires Delgado em substituição de Mateus Barros José.  

Mbumba Tshico, um antigo quadro no Gabinete de Intercâmbio Internacional do ministério do Comercio foi nomeado para  as funções de Representante Comercial de Angola nos Países Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), em substituição de  Francisco José Lourenço Fernandes.

Ainda para Europa foi nomeado Amadeu de Jesus Alves Leitão Nunes para as funções de Representante Comercial de Angola na República Portuguesa, em substituição de António Augusto José Albuquerque.  De realçar  que  Amadeu Nunes já exerceu no passado as mesmas funções em Washington tendo depois sido nomeado consultor da Ministra, Rosa Pacavira. 

De lembrar que os representantes comerciais tem autonomia própria e responde ao Ministerior do Comercio. A nível diplomáticos os mesmos tem o estatuto de Ministro-conselheiro.