.

.

lunes, 23 de junio de 2014

23/06/2014 - ANGOLA: DESCOBRIMENTO DE FALSOS DIPLOMAS DA CHINA E CUBA

  Ministério  apanha  doutoramentos  fraudulentos

Lisboa –  Uma investigação levada a cabo pelo  Ministério do Ensino Superior detectou que cidadãos  angolanos estariam a recorrer ao mercado cubano a fim de obterem ao grau académico de doutoramento por meios desonestos. 
Fonte: Club-k.net
ministro do Ensino Superior Ado do Nascimento.jpg - 30.37 KB
De acordo com a investigação, muitos dos doutoramentos feitos em Cuba são feitos por encomendas. Os beneficiários  aproveitando-se da condição de pobreza dos professores cubanos, e pagam estes para lhes fazerem a pesquisa da tese do grau académico em referencia.  
Ao beneficiários, cabe-lhes apenas apresentarem-se no dia da defesa na qual são declarados pelos júris que alegadamente fazem parte do esquema. 
Um dos factores que levantou suspeita quanto a existência desde recurso foi o curto tempo em que os beneficiários apresentavam-se em Angola como já sendo  doutorados, não obstante ao também curto tempo de permanência em Cuba.
Em regra geral,  uma tese de  doutoramento pode levar de dois a cinco anos, porem os cidadãos que recorrem ao mercado cubano fazem-no em tempo record, de meses.  Outra incongruência é o facto de os mesmos alegarem terem feito  a tese em Cuba mas não  darem sinais de que falam a língua espanhola.
Numa das suas  recentes deslocações a Cuba, o titular  do Ensino Superior Adão do Nascimento (na foto) teria abordado as autoridades daquele país  sobre esta fraude mas o caso  ficou sem efeitos  visto que provas sobre o referido esquema são de difíceis alcance.  
Por outro lado, observadores atentos notam que o  Ministério  do Ensino Superior   terá recuado no combate a esta fraude académica, por  também notar que muitos dos beneficiários são quadros  que exercem responsabilidades a nível do regime.