.

.

martes, 24 de junio de 2014

24/06/2014 - ANGOLA: ESPIONAGEM ATRAVÉS DE ESCUTAS TELEFÓNICAS A PARTIR DA CIDADE ALTA

Escutas telefónicas a partir da Cidade Alta

Lisboa -  A Casa de Segurança do Presidente da República, tem instalou  secretamente,  na Cidade Alta (numa cave, ao lado do  edifício da Imprensa Nacional),  um centro de escutas telefónicas e de  intercepção de mensagens de correios electrónicos que passam e entram através de servidores existentes em Angola. 
Fonte: Club-k.net
 O Centro que opera - desde a véspera das eleições de  2008 -  em moldes  de “bunker” foi instalado por especialistas  Israelitas, e nele  trabalham cerca de 40 técnicos  do ramo da informática. Os seus aparelhos são considerados como de última geração sendo assim os mais avantajados do mercado internacional.  O referido “centro de escuta”   funciona de forma autónoma aos já existentes no país (Morro Bento e Catumbela) sob alçada  dos diferentes  Serviços de Inteligência. 

Devido a insuficiência  de capacidade humana , as escutas telefónicas (apesar do termos induzir que se esteja alguém do outro lado da linha a escutar), são feitas, neste centro,  através da intercepção de palavras chaves ou especificas que o sistema intercepta sem que tenha de estar um técnico a ouvir como se fazia no tradicional tempo da segunda guerra Mundial. O mesmo acontece com as mensagens transmitidas/recebidas por meios de correios electrónicos.  

Os principais alvos são partidos da oposição, e missões diplomáticas e ONG que operam no país. De acordo com dados plausíveis, as principais embaixada acreditadas em Angola fazem recurso ao  sistema de  satélite de forma a evitar que as suas comunicações passem pela fibra optica em espaço nacional. 

Em Março de  2011, os técnicos do centro tiveram enorme dificuldades em identificar a origem de um correio electrónico que apelava a realização de uma manifestação  que ameaçava derrubar o regime do Presidente José Eduardo dos Santos (JES).