.

.

jueves, 10 de julio de 2014

10/07/2014 - ANGOLA: INSTITUCIONALIZAÇÂO DA UNIVERSIDADE DE MUANGAI

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MUANGAI
Excelências Membros da Direcção do Partido
Ilustres convidados
Caros Estudantes da Universidade de Muangai
Senhoras e Senhores

A UNITA, força da mudança e esperança dos Angolanos, comemora aos 13 de Março de 2016 50 anos de existência ao serviço de Angola e dos Angolanos. Assim, no quadro das celebrações do 50º Aniversário da fundação da UNITA, o Secretariado do Comité Provincial do Huambo, decidiu institucionalizar a UNIVERSIDADE DE MUANGAI como forum superior de formação político-ideológica, histórica e técnica do Partido no Huambo. A escolha desta insigne denominação surge como um imperativo de consciência com o propósito de honrar e perpetuar a memória dos conjurados do Movimento do 13 de Março que no longínquo ano de 1966 na emblemática localidade de Muangai, Moxico, Leste de Angola, decidiram romper com a lassidão que caracterizava os movimentos de libertação nacional de então e criaram a UNITA lançando o PROJECTO DE MUANGAI.

A UNIVERSIDADE DE MUANGAI destina-se, também a promoção do debate, da democracia, da plena cidadania, da reflexão crítica, da partilha de ideias, visões e experiências, apresentação de propostas de soluções técnicas e políticas para a resolução de problemas e crises que assolam a nossa sociedade. A UNIVERSIDADE DE MUANGAI é essencialmente um espaço de diálogo, de investigação social e formação para a construção de uma alternativa política, fundada na consciência patriótica dos cidadãos, liderada pela UNITA.

A UNIVERSIDADE DE MUANGAI terá um carácter aberto e plural e poderá contar com a participação de angolanas e angolanos de todas as origens sociais, filosóficas e ideológicas. No entanto, a presente sessão inaugural da UNIVERSIDADE DE MUANGAI é dedicada aos membros da UNITA e conta com a participação de 250 estudantes representantes dos 11 Municípios e das 37 Comunas da Província, e das direcções Provinciais do Partido, LIMA e JURA.


A abertura do ano lectivo da UNIVERSIDADE DE MUANGAI será aos 3 de Agosto de cada ano civil e termina aos 13 de Março do ano seguinte. A formação terá a duração de 4 anos, 36 jornadas político-técnicas, 9 sessões formativas mensais por cada ano lectivo, 15 módulos e 144 temas durante 8 meses lectivos. O nono mês (Abril) será dedicado à avaliação dos estudantes membros da UNITA. De Agosto à Março, mensalmente serão realizadas jornadas político-científicas constituídas por palestras, debates e seminários com o propósito central de repensar Angola, repensar a África, dialogar e conversar com todos os angolanos.

Assinalamos com orgulho que os Prelectores desta 1ª sessão formativa da UNIVERSIDADE DE MUANGAI, são todos Quadros Políticos e Técnicos Superiores do Secretariado do Comité Provincial do Partido no Huambo. As jornadas político-científicas poderão contar com prelectores de diversas áreas do saber tanto membros da UNITA bem como académicos e/ou membros da Sociedade Civil.


Resultados esperados:

Com a realização deste Fórum de formação superior esperamos contribuir para a consolidação do Estado Democrático de Direito, capacitação dos quadros angolanos na gestão de processos eleitorais livres, justos, transparentes, competitivos e democráticos, elevação da consciência patriótica dos cidadãos através do conhecimento dos seus direitos fundamentais e participação na vida pública, conhecimento e domínio da linha política ideológica da UNITA; estabelecer contraste com os principais concorrentes e competidores políticos, conhecimento pela maioria dos angolanos da história política recente de Angola e o conhecimento do potencial económico do País, em particular da Província do Huambo.

O programa da presente sessão formativa contempla os seguintes temas:

1- Plano Nacional de Desenvolvimento versus Plano de Desenvolvimento Provincial (Huambo - Caracterização política, social, económica, cultural e histórica.)
2- Constituição da República de Angola (Direitos Fundamentais, sua promoção e protecção; organização do Estado Angolano, organização e funcionamento do sistema de justiça, organização e funcionamento dos órgãos da Administração Local do Estado).

3- Identidade Política da UNITA (fundamentos político-ideológico, carácter da causa, base social de apoio e objectivos estratégicos da UNITA).

4- Gestão Estratégica (Planeamento estratégico, estratégia organizacional e mapeamento político).

5- Organização Partidária (métodos de trabalho, princípios de funcionamento, organização de base, organização e realização de eventos).

6- Gestão Patrimonial (gestão financeira, tesouraria, contabilidade, princípios e regras de preparação, aprovação, execução e fiscalização do Orçamento Geral do Estado).
7- Comunicação Política, Marketing Político, Relações Públicas e Protocolo (funções da comunicação, comunicação institucional, marketing eleitoral, gestão dos processos eleitorais, propaganda e imagem das organizações).

8- Liderança, Motivação e Imagem Pessoal dos Líderes (o que um líder faz, fundamentos da liderança, factores motivacionais, construção e promoção da imagem).

9- Política de Quadros, Mobilização Política e Movimentos Sociais.

10- Poder Local e Autarquias (Poder Local na Constituição da República, Autarquias, conceitos, categorias das Autarquias, origem e evolução histórica, atribuições, importância das Autarquias na vida das pessoas).

11- Noções Gerais sobre Ética e Civismo.

12- Noções sobre Probabilidade e Estatística Eleitoral.

Angolanas e Angolanos! Para as Jornadas Político-Científicas mensais da UNIVERSIDADE DE MUANGAI, serão convidados Jovens, trabalhadores, estudantes universitários, pesquisadores, investigadores sociais e interessados.

Povo do Huambo, compatriotas e membros da UNITA: Para o resgate da Pátria para Democracia, Liberdade, Justiça Social e Económica e igualde de todos os Angolanos na Pátria do seu nascimento, AVANTE o PROJECTO DE MUANGAI.

Desejo à todos os estudantes da 1ª sessão formativa da UNIVERSIDADE DE MUANGAI, bom aproveitamento. Aos nossos ilustres prelectores fazemos votos de êxitos na partilha de conhecimentos.

Viva a UNIVERSIDADE DE MUANGAI

Huambo, aos 8 de Julho de 2014.

LIBERTY CHIYAKA
SECRETÁRIO PROVINCIAL



Fonte : Unitaangola