.

.

sábado, 12 de julio de 2014

12/07/2014 - ANGOLA: ESTUDANTES EXIGEM A DEMISSÂO DO MINISTRO DO ENSINO SUPERIOR

Estudantes exigem a demissão do ministro do Ensino Superior

Luanda – Os estudantes do ensino superior privado manifestam-se preocupados pela falta de coerência do ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, que apesar da medida tomada – relativamente a suspensão do pagamento da propina referente ao mês de Maio – este não consegue penalizar, de acordo com as leis vigente no país, as instituições que insistem, a seu bel-prazer, optar por esta pratica. Estes [os estudantes] aconselham o ministro a demitir-se do cargo por incompetência.

Fonte: Club-k.net
Ministro Ensino Superior.jpg - 60.71 KBNuma ronda efectuada pelo Club-K em algumas instituições que a Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) denunciou junto a Procuradoria-Geral da República no passado dia 08 de Julho, em Luanda, os estudantes criticaram severamente o titular da pasta por não fazer respeitar a circular elaborada pelo seu órgão.

“Não se compreende como uma ordem de um órgão do Estado, como o Ministério de Ensino Superior, é desrespeitada descaradamente sem que o titular da pasta tome uma medida necessária”, exclamou A. Domingos, estudante da Universidade Metodista de Angola.

O interlocutor do Club-K diz que a despreocupação do ministro Adão do Nascimento, sobre este caso, comprova unicamente a sua incompetência no cargo que ostenta. “Devo dizer que este ministro para além de ser incompetente é incoerente por permitir, com bom agrado, que estas instituições do ensino superior desrespeitassem uma circular do seu pelouro”, argumentou.

A. Domingos diz que, para o bem de todos os estudantes, o ministro deve se abandonar o cargo antes que está situação volte a originar outros alaridos. “Se ele não for capaz de fazê-lo, então cabe ao senhor Presidente da República a exonera-lo e nomear alguém competente”, concluiu.

Isabel B., da Universidade Lusíada de Angola, partilha igualmente a mesma opinião. “É como numa casa, quando o pai não consegue pôr ordem, tudo fica de virado e essa família se desestrutura. Noutro vertente, estas instituições devem obediência ao Ministério do Ensino Superior. Agora cabe ao ministro Adão do Nascimento (como pai) travar esta desordem”, explicou.

A mesma lembra que “nós [estudantes] não podemos pagar por algo que não usufruímos como diz a própria Lei de Defesa do Consumidor e a Constituição da República. Portanto, cabe ao órgão que regulamenta as actividades destas instituições a resolver de uma vez por toda esta situação, caso ao contrário, recomendo ao ministro Adão do Nascimento, em nome de todos os estudantes do ensino superior, a se demitir do cargo por incompetência”.

Luís F., da Universidade Gregório Semedo de Angola, acredita piamente que está questão (da cobrança de propina do mês de Maio) só não foi solucionada por falta de vontade do próprio ministro do Ensino Superior. “Depois de tudo que aconteceu [as manifestações dos estudantes em várias universidades e institutos] acredito ser falta de vontade do próprio ministro”, disse.

“Porque, sinceramente, já não vejo a necessidade deste ministério continuar a existir. O Presidente da República, na qualidade do chefe do Executivo, devia extinguir este órgão, ou mesmo, exonerar Adão do Nascimento do cargo de ministro por falta de punho. Porque é inadmissível ver a tamanha incompetência deste dirigente que não consegue se impôr diante destas instituições de ensino superior que estão violar descaradamente a circular do seu pelouro”, finalizou.