.

.

domingo, 20 de julio de 2014

20/07/2014 - Angola: Comunicado final do III Congresso Ordinário da JURA















Fonte :Unitaangola




Comunicado final do III Congresso Ordinário da JURA - 2014



Aly posse 8.jpg



De 16 a 18 de Julho de 2014, em Luanda, no Pavilhão Multiusos do Complexo Sovsmo em Viana, decorreu o III Congresso Ordinário da JURA, Sob o lema: JURA – “PATRIOTISMO E INOVAÇÃO PARA A VITÓRIA”, cujos actos de abertura e encerramento foram presididos por sua Excelência Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, presidente do Partido. 

O Congresso contou com a presença de 329 delegados idos das 18 Províncias e do Estrangeiro que, durante três dias discutiram questões ligadas à vida política, económica, social, cultural e académica do País.

Depois de acalorados debates, os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA consideram preocupante e cada vez mais degradante a condição sócio-económica da maioria dos jovens, em particular, e das populações angolanas em geral.

Por isso, exigem do Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos a adopção urgente de políticas que resolvam, de facto, os problemas com que se debate a juventude angolana e as famílias no seu todo, tais como um sistema de ensino de qualidade e de fácil acesso para todos, rede hospitalar e serviços de saúde com capacidade humana e medicamentosa à altura das principais doenças que afectam as populações, formação profissional e mais postos de emprego, com salários condignos, mais incentivos aos artistas e criadores, desportistas e empreendedores, com vista a colocarem todo o seu potencial ao serviço do país, evitando assim que se percam nas drogas, alcoolismo, prostituição, delinquência juvenil e outros males.

De igual modo recomendam que a Assembleia Nacional aprove com urgência a Lei de Base sobre as politicas juvenis do Estado e, que o Executivo Angolano, com particular realce o Ministério da Juventude e Desportos reformule os programas Angola Jovem e Angola Invest, invertendo o seu actual formato partidário para um formato social e mais abrangente a todos os jovens angolanos.

Os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA rejeitam o 14 de Abril como dia Nacional da Juventude Angolana, e reafirmam a disponibilidade da JURA em encetar diálogo para que se adopte uma data em que se revejam todos os jovens angolanos, filiados em organizações juvenis, sejam elas partidárias ou não.

Condenam a crescente onda de violência das autoridades angolanas contra manifestantes e jornalistas, terminando sempre em espancamentos, detenções e mortes, numa clara violação dos direitos mais elementares constitucionalmente consagrados. Solidarizam-se com as vítimas destes actos bárbaros e seus familiares, com destaque para os activistas Isaías Kassule, Alves Kamulingue, António Zola Kamuku, Filipe Chakussanga, Feliciano Epalanga e Hilbert Ganga, todos eles mortos, para além de Nito Alves e os jornalistas Queiroz Chilúvia, Gonçalves Vieira e outros constantemente perseguidos. Apelam, por isso, ao respeito pelo direito à vida e às liberdades de expressão, reunião e manifestação, plasmados na Constituição da República.

Exigem do Presidente da República José Eduardo dos Santos, um pedido público de desculpas por ter considerado os jovens angolanos de frustrados, durante a sua entrevista ao canal televisivo português SIC internacional e, reafirmam que os jovens angolanos são trabalhadores, intelectuais, empreendedores e batalhadores, faltando apenas oportunidades e atenção de quem dirige o País para realizarem o sonho de colocar Angola no patamar das nações mais prósperas e democráticas do mundo.

Exigem ainda do Executivo do Presidente Eduardo dos Santos e da Assembleia Nacional a valorização, em paridade, dos três Heróis da Independência, nomeadamente os Mais Velhos Álvaro Holden Roberto, António Agostinho Neto e Jonas Malheiro Savimbi.

Os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA felicitam o êxito alcançado com a realização deste evento e recomendam adoptar o Discurso de Abertura proferido pelo Presidente do Partido Dr. Isaías Samakuva, como documento orientador de trabalho para o executivo que vai dirigir a organização, a partir deste Congresso.

Comprometem-se em tornar a JURA no verdadeiro braço de apoio à Direcção do Partido, mais inovadora, actuante rumo a mudança de regime que Angola reclama.

Os delegados ao III Congresso saúdam o espírito democrático em que se realizou a eleição do Secretário-Geral da JURA e do Comité Nacional, e felicitam os 3 concorrentes pela coragem, maturidade, militância e dedicação para tornar este acto em mais um exemplo de vitalidade e cumprimento dos ideias e prática democrática que a UNITA persegue desde a sua fundação.

Solidarizam-se com as resoluções e recomendações saídas deste conclave, e reafirmam o seu apoio incondicional à Direcção do Partido na pessoa do Presidente Isaías Henrique Ngola Samakuva.

Rendem singela homenagem aos heróis jovens conhecidos e anónimos, com destaque para o Patrono da JURA David Jonatão Chingunji “Samwimbila” , cujo dia do passamento físico, 18 de Julho é hoje a data nacional da nossa Organização. Encurvam-se diante da memória do Membro Número Um e Fundador da JURA e do Partido, Dr. Jonas Malheiro Savimbi.

A nossa lâmpada não se apaga.
JURA – PÁTRIA
JURA – CIÊNCIA E PROGRESSO
Luanda, 18 de Julho de 2014
O III Congresso Ordinário da JURA