.

.

miércoles, 9 de julio de 2014

9/07/2014 - ANGOLA: AGENDA DO PRESIDENTE DA UNITA, ISAIAS SAMAKUVA, A CRIAÇÂO DE CANAL DE TV

CRIAÇÂO DE CANAL DE TV, AGENDA DO PRESIDENTE DA UNITA, Dr. SAMAKUVA

Lisboa –  Isaías Samakuva, o presidente da UNITA, contactou há poucos meses no exterior do país especialistas habilitados no sentido de estudar a projecção de um canal de televisão digital, a ser emitido via cabo, para Angola.
Fonte: Club-k.net 
A visão identificada, do sucessor de Jonas Savimbi, é de que na próximas eleições o seu partido deve apresentar-se com meios de propagação próprios para evitar o antecedente das eleições de 2008 e 2012, onde os órgãos de comunicação social estatal favoreceram abertamente o partido MPLA.
O canal de televisão a cabo, conforme a visão do político, seria um projecto com uma linha editorial distanciada dos destaques políticos, mas que prestaria maior atenção as questões sociais e culturais do país.
A ideia de se criar um canal de televisão próprio surgiu em 1992, no tempo de Jonas Savimbi. O malogrado fundador da UNITA reclamava que as mensagens eleitorais do seu partido eram deturpadas e manipuladas pela média pública, sob controle do regime. Savimbi, numa declaração pública, teria admitido a encomenda de material para instalação da Tv em Angola e que, por outro lado, aguardava também por uma legislação.
A Lei de Imprensa angolana não permite a abertura de um canal televisivo privado, a operar de forma analógica ou digital. Vários analistas tem chamado atenção pelo facto de a TV Zimbo, o canal privado pertencente ao circulo presidencial operar a margem da lei, sob o silêncio do Ministério da Comunicação Social.