.

.

viernes, 1 de agosto de 2014

1/08/2014 - ANGOLA: PAZ E SEGURANÇA DOMINAM CIMEIRA EUA/ÁFRICA

Angola: Paz e Segurança dominam Cimeira EUA/África

Luanda - A secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfiled, afirmou nesta quinta-feira, durante uma tele-conferência de imprensa, a partir dos Estados Unidos da América, que "a paz e segurança, nos países africanos, é um assunto a ter em conta na realidade".

Fonte: Angop
Secretaria do Estado.jpg - 28.72 KBÀ tele-conferência é considerada de lançamento da Cimeira EUA-África, a ter lugar de 4 a 6 de Agosto, em Washington, e para a qual foram convidados mais de 50 chefes de Estados e de Governos dos países do Continente.

Durante a mesma, jornalistas de países da África Sub-Shariana, entre eles angolanos, colocaram perguntas, a propósito da Cimeira EUA-África, tendo Linda Thomas-Greenfiled destacado a sua importância, pelo facto de em África, do ponto de vista económico  se registar um certo crescimento.

Em Angola, a tele-conferência foi assistida e gravada por jornalistas de órgãos estatais nacionais e um correspondente estrangeiro, na Embaixada dos Estados Unidos.

O encontro visa reforçar os laços com os países do continente africano, uma vez que essa iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, bem como o compromisso dos EUA com a segurança em África, o seu progresso e bem estar dos seus povos, justificou a responsável.

Linda Thomas-Greenfiled frisou que, durante a cimeira, os dirigentes americanos pretendem abordar aspectos de como os EUA podem aumentar a capacidade de prestação de apoio aos governos africanos, como lidar com os desafios complexos de segurança.

"Para além de situações regionais, nós também queremos cooperar e ajudar os estados africanos a solucionar estes desafios, que estão a aumentar, e vamos criar um ambiente que permite aos exércitos africanos protegerem os respectivos povos", comentou.

Disse que entre os Estados Unidos e África "existe uma relação forte e histórica" e que este encontro não representa uma mudança política da administração americana, mas uma reconfirmação do que já tem sido a parceria e uma relação forte com países africanos.

Temas como saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente, fazem parte da agenda oficial da Cimeira, subordinada ao tema "Investir na próxima geração".