.

.

sábado, 2 de agosto de 2014

2/08/2014 - ANGOLA: PRESIDENTE SAMAKUVA CONSTATA POBREZA NAS POPULAÇÔES DE KAYEYE E KASSUMBI

Kayeye_Publicar.jpg
Presidente Samakuva constata pobreza nas populações de Kayeye e Kassumbi







No prosseguimento da sua digressão por terras bienas, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, trabalhou esta quarta-feira, 30 de Julho de 2014, nas Comunas de Kayeye e Kassumbi, situadas a norte da província do Bié, mas pertencentes aos municípios da Nharea e Andulo, respectivamente.
“Eu devo dizer que a nossa viagem aqui na província do Bié tem corrido bem, temos encontrado multidões à nossa espera o que revela bem a aceitação da UNITA no Bié”, afirmou Isaías Samakuva à Rádio Despertar no seu jornal da noite.

Para a jornada desta quarta-feira, a comitiva deixou a cidade do Kuito por volta das 4 horas da madrugada, tendo escalado a sede comunal de Kayeye às 9 horas.

“Encontramos uma multidão que nos esperava, toda cheia de entusiasmo, porque diziam eles que estavam à nossa espera e que não acreditavam que um membro da Direção da UNITA, nomeadamente o seu Presidente poderia chegar àquelas paragens, onde de facto ninguém tinha estado ainda”, explicou o líder da UNITA, sublinhando que manteve uma conversa com a população a qual transmitiu a mensagem que reflecte as questões atinentes à vida das pessoas naquelas áreas.

“Tivemos a possibilidade de ouvir as populações, os mais velhos, as autoridades tradicionais, que nos falaram do sofrimento pelo qual estão a passar. É curioso que por toda parte onde passamos, aquelas questões que o nosso Governo e os nossos governantes dizem terem resolvidos são os problemas mais candentes que encontramos”, esclareceu Samakuva que apontou os problemas que apoquentam a população nomeadamente “a falta de água potável, a falta de energia, a falta de medicamentos, em algumas localidades já há alguns hospitais, mas não há água e procuramos então dar alguma esperança à população que só poderá se concretizar quando a UNITA for Governo”.

Depois de Caieie, a caravana do líder da UNITA rumou para a comuna de Kassumbi em extremo oposto.

“No Kassumbi nós encontramos muita população que já nos aguardava há dois dias. É interessante, é também bastante comovente ver aqueles mais velhos, aquelas mais velhas, a juventude, as crianças, todas a cantarem, algumas mesmo a chorarem de emoção por nos verem chegar naquelas localidades”, afirmou o Presidente Isaías Samakuva.

Apesar de bem sucedida a jornada do Presidente ao Kassumbi, o Presidente Samakuva denunciou a ocorrência de actos de intolerância.
“Naturalmente no Kassumbi não faltaram as famosas acções de intolerância politica, muitos populares foram impedidos de virem até onde nós estávamos, porque as autoridades achavam que não podiam ouvir a mensagem da UNITA”, revelou o mais alto dirigente da UNITA que ainda assim confirma que passou momentos empolgantes de convívio com as populações de Kassumbi.

“Tivemos uma tarde maravilhosa de conversa com a população que encontramos, estamos a chegar agora outra vez do Andulo, para pernoitarmos e amanha começarmos com visita a outras localidades no que será a ultima etapa da nossa digressão ao Bié”.