.

.

miércoles, 8 de octubre de 2014

08.10.2014 - ANGOLA: PAZ, RECONCILIAÇÂO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA

 Paz, reconciliação e a democracia em Angola

Luanda — Um grupo de ONGs organizou a conferencia sobre a paz, reconciliação nacional e democracia. A organização pretendia ouvir a versão dos três movimentos de libertação nacional sobre a paz, o processo de reconciliação nacional e da democracia em Angola.
*Manuel José
Fonte: VOA
ImageO historiador Almerindo Jaka Jamba a representar a Unita considerou haver ainda muito por fazer, para que se consolidem estes princípios democráticos em Angola.
"As eleições, a separação de poderes, o pluralismo, a democracia participativa e representativa, a alternância do poder ainda temos muito trabalho para consolidar estes princípios".
O engenheiro Ngola Kabango (na foto) falou pela FNLA e pediu mudança de atitudes e de discurso para quem governa.
"As armas calaram-se mas será que os corações estão juntos? As cabeças para pensar Angola estão juntas? Não é com discursos de propaganda, temos que pensar Angola já morreram milhares de angolanos, o país foi destruído isto não basta como exemplo?".
Lopo do Nascimento foi o convidado para representar o MPLA mas não apareceu. Mas na plateia esteve uma deputada do partido no poder,
Idalina Valente, que saiu em defesa de sua dama.
"A paz militar trouxe-nos muitos ganhos: a livre circulação de pessoas e bens isto aqui nesta sala ninguém tem duvidas, e estaria a mentir a si próprio se não estivéssemos de acordo que esta paz militar é fundamental para o alcance de outra paz a social e emocional", disse Valente.
Entre os presentes André Mendes de Carvalho, líder do grupo parlamentar pela CASA-CE lançou um desafio a consciência dos cidadãos.
“É necessário que os governados deste país tenham consciência de seus direitos e exijam a paz, democracia, reconciliação nacional tem que haver exigência, conjugada com a vontade política de quem governa 'e possível atingir estes objectivos".
Do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes acredita haver entre os angolanos uma fraca cultura democrática que faz escassear a democracia.

"Há um défice de democracia e na base deste défice temos ausência de liberdades muito grande estamos perante falhanços do nosso sistema democrático o que em nada ajuda a ultrapassar todos os erros que o processo de paz teve".