.

.

miércoles, 15 de octubre de 2014

15.10.2014 - Angola: Jovens dizem que só militantes do MPLA conseguem emprego na Lunda-Sul

Jovens dizem que só militantes do MPLA conseguem emprego na Lunda-Sul

Instituto Politécnico
Instituto Politécnico
Manuel José
É muito difícil conseguir um emprego na província da Lunda Sul se não se tiver filiação no partido no poder. A afirmação é de jovens na Lunda da Sul que vêem no garimpo artesanal de diamantes a única forma de  sobrevivência.
"Não temos oportunidades de emprego e quando aparece vaga é para os seus filhos, sobrinhos e netos", desabafa um dos jovens ouvidos pela VOA.
Empregos em Saurimo
Outra alternativa de sobrevivência é o mercado informal diz outro jovem.: "Muita juventude: meninas e rapazes e até mais velhos estão no mercado informal".
Quando se tenta conseguir um emprego no Estado, o cartão de militante do partido dos camaradas é um dos requisitos exigidos.
"Emprego só com cartão de membro do MPLA, se for da Unita não, da FNLA e PRS também não é admitido, nem os que não tem partido conseguem emprego", denuncia um dos entrevistados.
Outro dos interlocutores disse que durante os períodos eleitorais surgem muitas promessas de emprego e o "Governo aproveita para fazer propaganda mas quando passa as eleições a situação mantém-se na mesma".
Nem a mina de Catoca  não absorve os habitantes da zona, diz outro morador da capital da Lunda Sul.
"Se fores a Catoca, que é a quarta maior mina de diamantes do mundo, os cidadãos que vivem nos arredores não têm acesso à mina, nenhum cidadão do bairro trabalha na mina", denuncia.
Os jovens dizem que ou trabalham na minha ou ficam no desemprego