.

.

jueves, 27 de agosto de 2015

Libertem os Activistas

Fonte :Unitaangola
Familiares dos activistas presos e sociedade civil do Uíge e Luanda exigem libertação
MR_hoje.jpg
Adélia Chivonde, mãe de Nito Alves, entre os 16 jovens encarcerados nas cadeias de Luanda, há mais de 2 meses, por suspeita de tentativa de golpe de estado, confirma a prontidão dos familiares dos detidos em participar na marcha convocada pela sociedade civil, para exigir a soltura imediata dos jovens detidos e espera pela presença de todas as mães, neste acto.

"Nós sim. Estão prontos a sair no dia 28. As mães dos jovens detidos. E todas mães que se sentem que são mães na verdade, que sente dor como outras mães deverão nos acompanhar nessa marcha de dia 28. Estamos prontas a sair dia 28", afirmou.

Para o mesmo objectivo, a província do Uíge realiza também uma manifestação, programada para os dias 28 à 29 do mês em curso na cidade do Uíge, pelos jovens do movimento revolucionário, para exigir justiça e a libertação dos activistas políticos em Luanda, o fim dos massacres em Angola, e a violência. De acordo com aqueles activistas, a concentração para o acto, terá lugar defronte ao Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, a partir das 16 horas, com destino a Provedoria de Justiça,.

"Nós estamos a preparar uma manifestação. Está já prevista para os dias 28 e 29 deste mês. O tema: exigindo a justiça e a libertação dos 15 +1 activistas presos na capital do país. Convidamos também jovens de vários estratos sociais, afim de participarem nesta manifestação. Que desde os meses passados não há uma solução. Nós como somos jovens e autotenes também deste país, pensamos que tínhamos que nos juntar, aqui à nível da província do Uíge, pedirmos justiça e a libertação desses nossos compatriotas, que são jovens como nós".

Segundo a nossa fonte, a manifestação cumpriu com todas obrigações legais para a realização do acto, através das autoridades governamentais e religiosas na província.

"Entregamos uma carta ao governo provincial do Uíge, à polícia nacional e às igrejas. Como o documento já entrou, também assinaram o protocolo de facto. Então, nós vamos mesmo realizar. Está tudo pronto, a juventude está mesmo mobilizada. É dia 28 e 29".

Ainda de acordo com a fonte, a manifestação será pacífica, por isso esperam por uma postura exemplar por parte das autoridades de ordem e segurança, ao invés de fomentarem o clima de pânico no seio da sociedade

"Pedimos também a nossa polícia que faça parte, para proteger os cidadãos, porque nós vamos fazer uma manifestação pacífica. Queremos também a contribuição da juventude ou representante das organizações juvenis. Que apreçam em massa. Não importa quem quer que seja. Nós estamos a pedir todas organizações juvenis dos partidos políticos. Que participem", incentivou.