.

.

miércoles, 5 de agosto de 2015

Presidente da UNITA, palmilha o Kwanza Sul e constata a realidade das populações


Ao pisar o solo do Kwanza-sul, Isaías Samakuva fez a primeira escala ao município do Porto Amboim, Gabela e Quibala, seguindo-se mais tarde ao Mussende onde inaugurou as instalações do Secretariado Municipal do Partido, que aconteceu ao meio do dia de 2 de Agosto de 2015.


O Presidente da UNITA ouviu, momentos antes do corte de fita, palavras do Secretário municipal Berlino Yofina, que sublinhou a entrega militante na construção do edifício ora inaugurado.


“Senhor Presidente, a construção desse edifício teve o seu início dia 1 de Maio de 2013 e, o seu culmino dia 30 de Julho de 2015, arquitectado e construído por jovens e filhos deste município: senhores Mário Pedro, Victor António, Marcelino João, Chimuanga Joaquim e Adelino Bento, deixando cair por terra a ideia de que os jovens angolanos são arruaceiros, drogueiros e nada podem fazer para reconstrução do nosso país”, declarou.


A obra, agora a disposição de todos militantes da UNITA e do povo em geral, foi orçada em vinte e três milhões, oitenta e oito mil e setecentos e cinquenta kwanzas, resultantes das contribuições dos seus militantes e amigos.


O secretariado municipal do Partido é uma obra de raiz com 33 metros de comprimento, 22 metros de largura contendo 12 gabinetes para o funcionamento pleno, uma sala para reuniões e um alpendre.


Em seguida, sua Excelência o Senhor Presidente da UNITA ladeado pela sua esposa, pelo Secretário-geral do Partido Engº Vitorino Nhany, e pelo Secretário-geral da JURA, Alicerces Bartolomeu Mango visitaram demoradamente o edifício, tendo louvado o trabalho ora acabado.


O dia 2 de Agosto foi, igualmente reservado para um acto de massa que albergou milhares de cidadãos. Dirigindo-se para as populações o Presidente do Partido saudou a iniciativa local dos militantes.


O Presidente do Partido destacou no seu discurso a vida interna do partido e do país, mormente no tocante a unidade nacional. Esclareceu aos presentes que apesar da morte do Dr. Savimbi há 13 anos, ainda está vivo o seu pensamento.


“Há aqueles que se distanciaram dos seus fundadores. Mas enquanto projecto de sociedade, eu não posso distanciar-me dele (Dr. Savimbi) ” disse, admitindo que como homem tenha cometido tinha virtudes e defeitos.


Um encontro com as autoridades tradicionais e religiosas teve igualmente lugar seguido de um jantar de confraternização oferecido pelo secretário municipal.


A agenda presidencial, soma e segue. Ontem, 3 de Agosto, o líder da UNITA falou para as populações do Lonhe, uma comuna, situada à 87 leste a leste do município da Kibala. Ao cair da tarde, o Presidente da UNITA reuniu-se com 60 entidades tradicionais e religiosas a quem auscultou variadíssimos problemas que afligem a eles e as populações.

A agenda do Presidente Isaías Samakuva neste dia 4 de Agosto começou com o encontro com os militantes do Partido na Quibala, tendo seguido depois ao município da Cela Waku-Kungo.