.

.

lunes, 14 de septiembre de 2015

Intolerancia Politica

Fonte :Unitaangola
Intolerância política na Saúde e Educação na Província do Moxico
Moxico_Muzaza.jpg
Uma Delegação do Secretariado do Comité Provincial da UNITA, no Moxico, encabeçada pelo seu titular, João Muzaza Caweza, manteve no dia 10 de Agosto de 2015, um encontro com o Director Provincial da Saúde, para manifestar a sua indignação pelo procedimento do Administrador da Kameia, Rodrigues Chipango Sakuwaha que ameaça expulsar enfermeiros enquadrados na saúde, em 2002, por força dos acordos de paz.

Durante a audiência, foi apresentada a carta do 1º Secretário da Kameia que justifica a acção como gesto de solidariedade ao Presidente do MPLA José Eduardo dos Santos, por mais um aniversário.

“Foi uma das piores acções de Rodrigues Chipango em tempo de paz e reconciliação nacional e do aprofundamento da democracia”, lamentou João Muzaza, criticando duramente a postura daquele que devia, nos termos da Constituição e das leis, servidor público.

O chefe de sessão municipal da Saúde e o seu Director, também foram transformados em activistas. Numa reunião de emergência realizada no Hospital municipal de Kameia, ameaçaram expulsar os quadros de saúde, formados pela UNITA, caso estes não renunciem a militância.

O Secretário Provincial da UNITA manifestou o seu desapontamento com este posicionamento do regime e apelou à cultura de convivência mútua na diferença.

“Não podemos ter país de militantes, mas de angolanos, onde cada um com o seu saber contribui para o desenvolvimento”, rematou.