.

.

sábado, 21 de noviembre de 2015

Jornalistas proibidos de entrar


Regime proíbe entrada de jornalista noruegueses

Washington - O Instituto de Jornalistas da Noruega (IJN) denunciou que a Embaixada de Angola no Reino da Suécia, Países Nórdicos e Estados Bálticos  recusou recentemente  pedidos de vistos para um grupo de jornalistas noruegueses  que pretendiam  viajar a Luanda,  no âmbito da semana das comemorações do 40º aniversário da independência nacional.
Fonte: Club-k.net
Tratava-se de jornalistas da emissora estatal NRK, jornais Aftenposten, VG e Dagens Næringsliv (DN), entre outros. Todos eles com bilhetes de passagem já emitidos. No dia 6 de Novembro, dois dias antes da partida para Angola, o Instituto de Jornalistas da Noruega (IJN), teve de informar aos profissionais  que a viagem estava cancelada porque a embaixada de Angola em Estocolmo não havia emitido vistos para viagem.

O IJN, citado pelo Jornal (http://www.newsinenglish.no) suspeita que o governo angolano terá negado a emissão com medo que os jornalistas pudessem escrever matérias criticas sobre o país.


Angola  está presentemente  no centro das atenções do Mundo devido ao julgamento de 17 presos políticos. O Ministro das relações exteriores, George Chicoty  disse há dias em Washington que o julgamento é aberto e com acesso aos jornalistas. Porém, a realidade tem contrariado as declarações do governante angolano uma vez que as autoridades tem impedido a entrada, em tribunal  de diplomatas dos EUA e da UE.