.

.

domingo, 31 de enero de 2016

Surto endémico desconhecido faz vítimas entre crianças na Comuna de Icoca no Uige

Fonte :Unitaangola

Angola5.jpg


Não existem serviços hospitalares estatais na Comuna de Icoca, Município de Quimbele, e o único posto de enfermagem particular que presta socorro às populações, não consegue detectar o surto endémico que está vitimar crianças, segundo declarações prestadas por Ernesto Miguel, que no dia 23 deste encabeçou uma comitiva do Partido UNITA destinada a constatar a dinâmica do seu partido naquelas paragens e a vida sócio - económico das populações.


“A partir da Administração comunal de Icoca, o Quadro da Administração que nos recebeu disse haver uma epidemia que está a vitimar crianças, que as autoridades não conseguem determinar essa doença, por não haver um hospital na região”, explicou.

Pela dificuldade de vias de acesso àquela comuna, a comitiva dos maninhos teve de percorrer uma distância de 60 Km a pé, tendo pernoitado no caminho, mas os sobas da aldeia Don António não aceitaram os hospedar, por temerem represálias pelo MPLA.

“Chegamos numa aldeia chamada Don António, onde os sobas nos faltaram respeito. Os sobas da aldeia Don António não aceitaram receber entidades da UNITA.

Dormimos graças a nossos militantes porque eles são do MPLA e não podem receber elementos da UNITA”, acrescentou.

Ainda sobre a dificuldade das vias de acesso ao Icoca, o único meio de transporte que leva produtos e que também serve de meio de transporte para passageiros é um tractor de mecanização agrícola.

“Tem ido lá um tractor, esse tractor que leva lixo, é o tractor que está levar o povo, mas não tem ido constantemente por semana pode ir uma ou duas vezes, mas leva uma carga excessiva de produtos com população! Se não morrem é porque o Deus existe”.