.

.

viernes, 19 de febrero de 2016

A Morte de Boutros Ghali

Fonte :Unitaangola
UNITA enaltece feitos de Boutros Boutros Ghali em prol da paz em Angola
boutros-boutros-ghali.jpg
Em nota distribuída esta quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016, à imprensa, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Politica da UNITA lamenta a morte do Ex- Secretário.geral das Nações Unidas e “verga-se diante dos seus feitos, rendendo uma singela homenagem à sua memória”.


“Como filho de África e na qualidade de Secretário Geral das Nações Unidas, Boutros Boutros-Ghali soube dignificar o continente africano, desempenhou um papel importante nos esforços políticos e diplomáticos que visaram a procura da paz definitiva para Angola”, lê-se na nota.

Mais adiante a UNITA avança que durante o seu único mandato à frente da Organização das Nações Unidas, Boutros Ghali vários encontros de trabalho, com dirigentes da UNITA, destacando que em Junho de 1995, deslocou-se ao Bailundo para um encontro de alto nível com o Dr. Savimbi, para avaliação do estado da aplicação do Protocolo de Lusaka, uma adenda aos Acordos de Paz de Bicesse, assinados a 31 Maio de 1991, entre o governo angolano e a UNITA, sob os auspícios das Nações Unidas.

“Encontrou-se novamente com o Dr. Savimbi, na Conferência de Bruxelas sobre Angola, realizada nessa cidade, a 24 de Setembro de 1995, na primeira mesa redonda de doadores, destinada a obter fundos para o processo de reconstrução de Angola. Boutros Boutros-Ghali manteve o caso angolano permanentemente na agenda internacional das Nações Unidas”, sublinha a UNITA em nota distribuída em Luanda.

Segundo a UNITA, “a África e a República Árabe do Egipto perdem, deste modo, um dos seus melhores filhos que contribuiu decisivamente para a consolidação da paz mundial, na qualidade de Secretário-geral das Nações Unidas”.

“Neste momento de dor e luto, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Politica da UNITA endereça ao povo Egípcio e a sua família, as suas sinceras e sentidas condolências”, concluiu a nota que temos vindo a citar.