.

.

domingo, 28 de febrero de 2016

População exige entrega dos restos mortais do Dr. Savimbi

Fonte :unitaangola

Dr savimbi.jpg
Familiares do Presidente Fundador da UNITA, Dr. Jonas Malheiro Savimbi e militantes do Partido clamam pelos restos mortais junto do cemitério familiar em Lopitanga

Falando no Andulo, província do Bié, durante o acto Central que marcou as celebrações do 14º aniversário da morte em combate do Dr. Savimbi, Tão Kanganjo Savimbi, filho do presidente Fundador, partilhou com a população a necessidade de se envidar esforço, no sentido de pressionar o Executivo para entregar os restos mortais do seu pai, para que sejam sepultados junto dos seus progenitores, Loth Malheiro e Helena Mbundu Sakatu, no cemitério familiar em Lopitanga.

O acto de massas foi presidido pelo Deputado Manuel Savihemba, em representação da Direcção Nacional do Partido, em particular do Presidente da UNITA, Dr. Isaías Samakuva.

Este ano o dia do Patriota celebrou-se sob o Lema, “ Dr. Savimbi uma vida por Angola e pelos angolanos”, numa iniciativa da Juventude Unida e Revolucionaria de Angola, JURA, sob orientação do seu Secretário-geral, Bartolomeu Alicerces Mango, que, em acampamento nacional agendou uma série de actividades com destaque para palestras com Diversos temas, como a “VIDA E OBRA DO DR, SAVIMBI”, desenvolvido por Aly Mango, Secretário- Geral da JURA.

A partir do dia 19 de Fevereiro a 22, a cidade do Andulo ficou pequena para acolher as multidões de militantes da UNITA que em passeata que antecedeu ao comício inundou em tudo que é canto da cidade, marcada no seu decurso, por intervenções móveis, fazendo alusão à memória do Dr. Savimbi e seus pais, a crise que assola as populações, o enriquecimento ilícito de pequenos grupos e o apelo da mudança para as eleições de 2017.

A actividade do dia do Patriota terminou com romagem do Andulo para o Cemitério familiar de Lopitanga, na manhã do dia 22 de Fevereiro de 2016, onde se depositaram as coroas nas campas dos Avós Loth Malheiro e Helena Mbundu Sakatu, em homenagem ao Presidente Fundador Dr. Savimbi.

Fizeram-se presentes, para além de membros da Direcção do Partido, da LIMA e da JURA, a irmã mais velha, a mãe Judith Chinakussoki Savimbi Pena, Tão Kanganjo Savimbi, Ululi Savimbi, Esteves Mbetalela “Kamy”, Araújo Kassyke Pena, e demais familiares.