.

.

martes, 19 de abril de 2016

Terminaram os trabalhaos da reunião do Comité Executivo da IDC

O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva à testa de uma delegação que incluía o Secretário para as Relações Internacionais, Alcides Sakala, participou, de 14 a 15 de Abril de 2016, dos trabalhos da reunião do Comité Executivo da Internacional Democrática do Centro – IDC, que decorreu no Hotel Myriad, em Lisboa. 

Durante os trabalhos, que contaram com a presença representantes de partidos políticos, no poder e oposição, de vários países africanos, europeus e asiáticos, foram aprovados vários documentos, entre estes, os estatutos da IDC África, bem como o regulamento do Grupo Pan-africano da IDC, uma organização internacional de base associativa, que integra deputados eleitos para o Parlamento Pan-Africano que pertençam a algum partido membro da IDC África. 

Aprovaram-se igualmente várias resoluções sobre fluxos migratórios, sobre a luta contra o terrorismo, de felicitações e apoio a Ulisses Correia e Silva, eleito Primeiro-Ministro de Cabo Verde, sobre a condenação do populismo e sobre a defesa dos valores de liberdade de consciência e respeito pelos Direitos Humanos, bem como a resolução sobre a situação de prisioneiros políticos na Venezuela, para citar apenas estas. 

Foi, igualmente, aprovada a Declaração da IDC sobre os valores e princípios que norteiam esta organização internacional.

Foi ainda aprovada a adesão de novos partidos políticos do Malawi, do Kenya, do Senegal, do Botswana e Camboja.

Durante os trabalhos foram apresentados os informes do Grupo Africano da IDC e da Asia e do Pacifico. Depois dos trabalhos, foi oferecido aos membros do Comité Executivo da IDC, um almoço pelo Dr. Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD, membro efectivo da IDC, depois do qual foi realizado um encontro de cortesia com o Presidente da República de Portugal, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, e um jantar formal, oferecido aos delegados à reunião pelo Dr. Andres Pastrana, actual Presidente da Internacional Democrática do Centro.