.

.

jueves, 2 de junio de 2016

Presidente Samakuva conferencia com Fórum Cristão Angolano


Fonte :Unitaangola

Nguimbi 5.jpg
O Presidente da UNITA recebeu em audiência esta quinta-feira 2 de Junho de 2016, o Presidente do Fórum Cristão Angolano, Luís Nguimbi para uma abordagem de cerca de duas horas em torno da realidade politica e social do país.

À saída do encontro o homem de Deus disse que o encontro com a UNITA, solicitado por si, visou a troca de impressões sobre os problemas que preocupam as populações e buscar caminhos para os resolver.

Referindo aos actos ocorridos em Kapupa, ao município de Cubal, o Reverendo Luís Nguimbi reafirmou a sua posição de que os acontecimentos reflectem uma marcha atrás na história que queremos que evolua.

“Aqueles são acontecimentos que só teriam um enquadramento ou abordagem possível, por aquilo que foi o nosso passado triste. Não deviam ser acontecimentos de hoje, depois que as armas se calaram e depois que todos nós nos convencemos que o verdadeiro país se faz com ideias e que o verdadeiro país se faz com discussões abertas e termos que encontrar as soluções mais viáveis para os nossos problemas”, afirmou.


O dirigente eclesiástico defendeu a necessidade de a justiça fazer o seu trabalho e responsabilizar os autores do actos ocorridos.

“No Cubal, nós não pontuamos, antes perdemos e vamos voltar a dizer que nós lamentamos (…) vamos esperar de quem de direito que a justiça trabalhe para apurar os actos”, avançou o Reverendo Luís Nguimbi.

Quanto ao papel da Igreja, o dirigente religioso disse a sua congregação trabalho nos púlpitos, mas ainda assim está em contacto com os actores políticos para, como apontou, “afinar a guitarra de modo que ela toque a boa música para todos”.

O Reveº Luís Nguimbi afirmou-se satisfeito com o encontro que manteve com a direcção da UNITA, tendo recordado o trabalho feito em conjunto no passado em busca da paz para Angola.

“Nós saímos daqui satisfeitos, a UNITA é uma casa que nós conhecemos, foram anos em que nós andamos a pedir a Deus que, depois que os portugueses se retiraram ele mesmo permitisse que pudéssemos estar juntos agora e discutíssemos o país que queremos ser e ter. A UNITA é uma casa, como disse há bocadinho, com que contamos sempre para construir esta grande Angola e fazer que Angola dê frutos necessários, que mobilizou os seus filhos a lutarem contra a colonização e segundo trabalhamos para fazer a paz para que já em paz possamos tirar os rendimentos necessários e construirmos um grande país de que nós mesmos, nossos filhos e netos e trisnetos nos orgulhamos”, aflorou, sublinhando que deixou conselhos ao líder da UNITA.