.

.

jueves, 21 de julio de 2016

Isaías Samakuva recebe em audiência o Movimento de Apoio Integral "MAI"

Fonte :

DSC_1839.JPG
O Presidente da UNITA recebeu esta quarta-feira 20 de Julho de 2016, em audiência o enorme grupo de membros do MAI, Movimento de Apoio Integral, uma Organização da Sociedade Civil, vocacionada na Educação Cívica e Eleitoral dos cidadãos e é composta por mais de mil organizações civis, entre Igrejas e Organizações Não Governamentais.

Na ocasião, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva debruçou-se sobre o percurso da UNITA e a sua vocação por Angola e pelos angolanos.


Destacou os feitos protagonizados pela UNITA ao longo dos anos de sua existência para a conquista da liberdade e democracia para os angolanos e não deixou de referir-se às traições sofridas pela UNITA, urdidas pelo inimigo de então.

Isaías Samakuva defendeu o diálogo entre os angolanos para a consolidação da Paz e da Reconciliação Nacional. Para dar uma ideia de que os angolanos não dialogam, o líder da UNITA revelou que está há três anos sem falar com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

“Mandamos cartas e não nos responde, nem sequer para dizer que recebeu as cartas”, lamentou Isaías Samakuva.

Entretanto, ao Movimento de Apoio Integral - MAI e aos angolanos na sua totalidade, Isaías Samakuva garantiu que a UNITA está completamente engajada na manutenção da Paz e na Reconciliação Nacional, sublinhando a necessidade de Paz e Reconciliação não serem meras palavras ocas, mas actos práticos, que devem fazer-se sentir nas nossas palavras e atitudes perante os nossos vizinhos, amigos e colegas.

Nós estamos a fazer tudo para que tanto ao nível da direcção do Partido como ao nível das bases das nossas estruturas haja claramente, um comportamento que indique que estamos empenhados na reconciliação nacional, para manter a paz que o país precisa”, assegurou o líder da UNITA.

Falando dos desafios à vista dos angolanos, Isaías Samakuva destacou as eleições de 2017, como sendo a meta para a qual devem trabalhar todos os filhos de Angola, desejosos de mudar a situação de crise actual.

destaque à necessidade de todos os angolanos participarem do processo de actualização do registo eleitoral previsto a iniciar em Agosto próximo.
Falando da aproximação das eleições previstas para 2017, Isaías Samakuva defendeu a necessidade de todos os angolanos trabalharem para a preservação do ambiente de paz, para que as eleições tenham lugar com normalidade.

“É dever de cada cidadão e de cada um de nós comportar-se de tal forma que marchemos para as eleições sem problemas e que as eleições sejam claras e transparentes para todos” , exortou Isaías Samakuva.

Antes das eleições vai ocorrer o processo de actualização do registo eleitoral, que segundo o líder da UNITA vai exigir que todos os angolanos em idade de votar acorram aos postos de registo para actualização de seus dados.

“Ajudem-nos, a partir de agora, movimentemos toda agente para o registo. Aquilo que nós queremos para o nosso país, tem de resultar do nosso voto. Ao votar os angolanos exprimem o que desejam para o país e para o seu bem. Quem não votar, não fez escolha. Vamos fazer todos o registo para votarmos. Cada um de nós quer encontrar um lugar ao sol e eu acredito que ninguém vai votar para continuação dos males que vivemos hoje”, disse Isaías Samakuva.