.

.

martes, 2 de agosto de 2016

Presidente Samakuva reúne com entidades e organizações alemães

Fonte :Unitaangola


Alemanha 5.jpg
No prosseguimento da sua agenda internacional, o Presidente da UNITA, senhor Isaías Henrique Gola Samakuva, encontrou-se em Berlim, no dia 1 de Agosto de 2016, segunda-feira, acompanhado pelo Secretário dos Assuntos Internacionais e pelo Representante da UNITA na República Federal Alemã, com os senhores Priess e Kruger, membros da Direcção da Fundação Konrad Adenauer. O encontro decorreu na sede desta organização. Permitiu passar em revista o grau satisfatório da cooperação entre a UNITA e esta Fundação, bem como perspepctivar novas iniciativas entre as duas organizações.


Em seguida, a comitiva do Presidente Samakuva foi recebida no Ministério Alemão para o Desenvolvimento e Cooperação Económica pelo Director para a Africa Subsariana, senhor Oswald e pela senhora Reiplinger, que responde por Angola e Moçambique, nessa instituição. Durante o encontro, o Presidente Samakuva apresentou o ponto de vista da UNITA sobre a situação geral do país, bem como os grandes desafios políticos que o Partido que dirige tem à sua frente, entre estes, as questões eleitorais.

No período da tarde, do mesmo dia, o Presidente Samakuva e a sua delegação, visitaram o melhor Instituto europeu de Medicina Tropical da Universidade de Charité, em Berlim. Foram recebidos pelo professor Dr. Mockenhaupt, Vice Director do Instituto e do Centro de Investigação e pelo professor Dr. Richter, ambos médicos do Instituto. Durante o encontro, o Presidente da UNITA partilhou as suas preocupações em relação a epidemia da febre amarela que tem vitimado milhares de angolanos. Reconhecendo o esforço dos médicos angolanos para combater este surto epidémico, importantes recomendações foram transmitidas a Delegação da UNITA sobre a melhor forma de se combater a febre amarela, e outras doenças tropicais, com a adopção de medidas preventivas efectivas. Os médicos alemães também alertaram o Presidente da UNITA sobre eventuais riscos da propagação do vírus do “zika “ em Angola, que já afeta alguns países africanos dos PALOPS. Depois do encontro, a comitiva do Presidente da UNITA visitou os laboratórios de análise de doenças tropicais do Instituto.

A agenda do dia terminou com a visita do Presidente da UNITA e sua comitiva, a Associação de Negócios Alemanha /Africa. Encontrou-se com o Embaixador Hartmut e a senhora Khadi Camara, ambos membros da Direcção desta Associação. Durante o encontro, o Presidente da UNITA falou da perspepctiva da UNITA sobre investimentos e comércio no âmbito das relações económicas entre Angola e a Republica Federal Alemã.

Durante o dia de hoje estão previstos vários encontros com instituições públicas e privadas. O programa vai terminar com um encontro ao fim do dia com a imprensa local e internacional.