.

.

miércoles, 5 de octubre de 2016

Presidente Lamenta morte do General Severino

Fonte :Unitaangola
Presidente da UNITA lamenta a morte do General Severino e enaltece os seus feitos
General Severino 3.jpg
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DO PRESIDENTE DA UNITA PELO PASSAMENTO FÍSICO
DO GENERAL SEVERINO SAWENDA

Recebi com muita tristeza a notícia da morte do General Severino Sawenda, que apesar do seu crítico estado de saúde, ainda alimentava a esperança da sua recuperação, pelo que não estava preparado para esta triste ocorrência, que retira do nosso convívio, um Irmão Mais Velho e Ilustre Companheiro.

Em nome dos membros e militantes da UNITA, curvo-me perante a memória do Mais Velho General Severino, cuja trajectória é um rico exemplo de heroísmo em prol da libertação e dignificação de Angola e dos angolanos e contributo inquestionável na luta que elevou o nosso país para um Estado Independente e em vias de democratização.

O General Severino Sawenda ingressou nas fileiras da UNITA nos primeiros momentos do surgimento do Partido, ao responder ao chamamento do Dr Jonas Malheiro Savimbi, na altura na república da Zâmbia.


Retirou-se para a República Democrática do Congo e quando o Dr. Jonas Malheiro Savimbi foi informado da sua presença nesse País, convidou-o a fazer parte do grande projecto de libertação de Angola. A partir daí, o Mais Velho Severino, também conhecido pelo seu nome de guerra de “Tutuvala”, entrou de corpo e alma no Projecto histórico que veio a culminar com a Independência de Angola do jugo colonial português, em 1975.

O General Severino integrou o embrião das FALA que a 4 de Dezembro de 1966, atacou o Posto Administrativo de Cassamba, sob o Comando Directo do Dr. Jonas Malheiro Savimbi. As funções de Comissário Político, Comandante Militar, Chefe do Estado-Maior das FALA, foram de entre vários cargos que desempenhou na primeira guerra de libertação, aquelas que mais se destacaram.

Na luta anti-russo-cubana, o General Severino Sawenda esteve presente na direcção de vários organismos. Passou à Reforma em 2002, depois da Assinatura do Memorando de Entendimento do Luena, tendo fixado residência na cidade do Kuito, província do Bié, sua Terra-Natal.

O Partido em geral e o Secretariado provincial do Bié, em particular, acompanharam com orgulho a participação e empenho do General Severino Sawenda, em acções de implantação da UNITA no seio das populações da região e na ajuda aos novos quadros, com conhecimentos adaptáveis à nova fase de luta política.

Neste momento de muita consternação e luto, rendo a minha homenagem ao Soldado, Comandante, Quadro que foi o General Severino Sawenda, que marcou a história da UNITA e das FALA com feitos indeléveis que ficam para as novas gerações como legado e fonte de inspiração, para as batalhas políticas em busca do aprofundamento do Estado Democrático de Direito e apresento à família enlutada, aos amigos e ao Secretariado Provincial do Bié, as minhas mais sentidas condolências.

Paz à sua alma!
Luanda, aos 3 de Outubro de 2016.
Isaías Samakuva
Presidente da UNITA