.

.

domingo, 13 de noviembre de 2016

Visita aos Bairros do Rangel, Sambizanga e Viana

Fonte :Unitaangola
Apelos ao registo eleitoral e à mudança em 2017 chegam aos bairros do Rangel, Sambizanga e Viana
DSC_7420.JPG
O Presidente da UNITA, que este sábado 12 de Novembro de 2016 continuou a sua jornada de campo considerou “triste e calamitosa” situação que vivem as populações residentes na capital do país, Luanda.


Isaías Samakuva que já visitou as regiões eleitorais de Cacuaco, Belas, Viana, Cazenga e Luanda, elegeu este sábado o Distrito Urbano do Rangel, tendo escalado especificamente, o Mercado dos Congolense e a zona comercial das Gajajeiras, ao São Paulo.

Foi precisamente aí que Isaías Samakuva foi surpreendido pela existência de uma grande lagoa de águas verdes e lixo, por entre edifícios, numa zona comercial bastante movimentada de Luanda, onde milhares de pessoas compram e vendem diversos produtos.

“Não se pode compreender que exista aqui uma lagoa de água verde, que pelos vistos está aqui há muito tempo, a produzir mosquitos e malária, se há um governo, este governo está a fazer o quê?” afirmou o líder da UNITA, desapontado com o que viu.

Para Isaías Samakuva, a existência daquela lagoa e do lixo reflecte a irresponsabilidade de quem devia ter o dever de velar pela vida das populações.

“Ficamos tristes, porque se há governo, está a fazer o quê? Aquilo que nós vimos dá-nos a impressão de que estamos num país onde não há governo nenhum.
Naturalmente, isso tem que nos preocupar, tem que nos entristecer, porque o nosso merece respeito, carinho e deve tratado devidamente”, apontou o líder da UNITA, para quem tudo está como está por falta de vontade política ou incompetência de quem governa.

O Presidente da UNITA reconhece o sacrifício que as populações fazem para a sua sobrevivência e o governo deveria cumprir com a sua missão.

“Já por si próprio (povo) faz um grande esforço para sobreviver, estão a li a tentar vender alguma coisa para conseguir sobreviver. Se o governo não consegue dar emprego pelo menos devia conseguir retirar aquela água”, afirmou Samakuva.

Isaías Samakuva não acredita que haja falta de verbas para se resolver problemas como da lagoa de água verde das Gajajeiras.

“Aquilo que está aí resolve-se com verbas inferiores aquelas que se esbanjam em banquetes que se organizam sem necessidade nenhuma”, sentenciou o líder da UNITA, para quem as situações evoluíram até ao estádio em que se encontram porque “ o governo não sabe que está aí para resolver problemas do povo”.

O Presidente da UNITA defende uma participação activa dos cidadãos na vida política pública.

“É também responsabilidade do cidadão participar activamente na vida política pública e não aceitar ser tratado de qualquer maneira, se o governo não resolve os problemas, o cidadão não se deve calar”, aconselhou Isaías Samakuva, que, entretanto, defende a necessidade da educação dos cidadãos sobre exercício de seus direitos.

De salientar que depois do Rangel, o líder da UNITA deslocou-se à região eleitoral de Viana, também com uma agenda de contacto com cidadãos eleitores.

A primeira escala foi no mercado da Mamã Gorda, onde, à semelhança de outras posições visitadas, o Presidente Isaías Samakuva dirigiu-se aos presentes com mensagens de incentivo ao registo eleitoral, para a mudança através do voto nas eleições previstas para 2017.

A caravana prosseguiu viagem para a conhecida Praça Nova ou “Walia Wenda”, situada na imediações, do Triangulo e da Recolixo, atravessando o Bairro 6. Ao longo do trajecto a comitiva da mudança colheu simpatia de homens e mulheres moradores que saudaram viva e entusiasticamente o Presidente da UNITA, prometendo o seu voto.

Compradores e vendedores da Praça Nova ou Walia Wenda, Bonzela e da Boa-Fé tiveram o privilégio de saudar o líder da mudança e ouvir a sua mensagem. Andando à pé, cumprimentando e conversando com os cidadãos eleitores de várias idades, Isaías Samakuva despertou admiração e reforçou a simpatia a favor do Galo Negro.

“Presidente é este que não tem medo do povo”, “Samakuva, estamos contigo”, “UNITA força”, “UNITA já ganhou”, “Em 2017 a vitória é da UNITA”, “UNITA nosso Partido”, “O nosso Galo Voa”, “Samakuva é pai grande”, “Samakuva Presidente o povo está contigo”, Zé Du deve sair a crise está a nos matar” foram expressões espontâneas pronunciadas várias vezes por populares, este sábado, ao longo do trajecto da comitiva do líder da UNITA pelos bairros do Rangel e de Viana.