.

.

miércoles, 25 de enero de 2017

O Homem como Factor Decisivo (Lukamba Gato)

Fonte :Unitaangola
“Factor decisivo para a mudança é o homem”, diz Lukamba Gato
Gato Dep.jpg
As VI Jornadas Parlamentares do Grupo Parlamentar da UNITA que decorre desde 23 de Janeiro de 2017 e vão até 25 do Mês corrente, sob lema: Cidadania, Transparência e Boa Governação, cumpriram esta terça-feira o seu segundo dia preenchido com contacto com o cidadão, com o objectivo de incentivar a população ao registo e actualização eleitoral, bem como o uso do seu poder de voto para uma escolha consciente no acto da votação.

Os representantes do Povo na Casa das Leis foram subdivididos em 13 grupos distintos que visitaram as várias artérias do centro da Cidade Capital. O décimo grupo, composto pelos deputados José Pedro Kachiungo e Lukamba Paulo Gato para além dos membros da JURA, um membro da LIMA, subdividiu-se em duas caravanas. O grupo liderado pelo Deputado Lukamba Gato trabalhou na Rua dos Combatentes, onde conversou com cidadãos de vários sectores da sociedade, desde as vendedeiras ambulantes a pessoas de nível social médio, tendo os potenciais eleitores recebidos com simpatia a presença e a mensagem apresentada pelos membros do Maior Partido na oposição em Angola, e agradeceram a Presença do partido no local.

A par de mobilizar os cidadãos para o registo eleitoral e o voto consciente, o Deputado Lukamba Gato, esclareceu a população a importância do cartão eleitoral, do poder do voto e a função dos partidos políticos num país democrático.


No fim da jornada de campo, o Deputado Lukamba Paulo Gato considerou que foi um encontro proveitoso e permitiu constatar o grau de adesão da população ao processo eleitoral. De acordo com o Parlamentar, a grande maioria do eleitorado contactado está registada, mas há ainda bastante gente que precisa se registar.

“Penso que foi um exercício útil e necessário, porque permitiu-nos ter uma ideia do grau de adesão das populações ao processo em curso, que é o processo eleitoral que começa com o registo. É verdade que grande maioria, nos sectores onde nós estivemos envolvidos está registada. Mas ainda há bastante gente. Vou vos dizer que se entrevistarmos cerca de 1000 pessoas ainda há cerca de 200 pessoas, o que significa cerca de 5 % não efectuou ainda o registo”.

O Deputado aconselhou a população a ganhar consciência da sua responsabilidade como cidadão, de possuir o cartão de eleitor e dotar-se de poder de transformar a sociedade, de mudar uma situação para outra.

“A mensagem que nós fomos passando é a mensagem que eu gostaria de repetir aos angolanos que é que, se os partidos políticos são importantes neste processo, porque prestam a componente legal, emprestam a população a sua voz, emprestam a população a componente científica para se chegaram aos objectivos, mas, o factor fundamental é o homem, é o factor de decisão para a mudança. Portanto, é importante que cada um tenha consciência da responsabilidade que tem, cada um tenha consciência de que ao ter o cartão de registo dotar-se de um poder especial; que é o poder de transformar a sociedade, de mudar de uma situação para uma outra”.