.

.

domingo, 1 de enero de 2017

Sobre Eleições em Africa




Reflexão sobre eleições em África
Por - Manuela dos Prazeres


Caros leitores, convido–vos a reflectirmos em conjunto sobre as eleições em África, tendo em conta o que se passa em vários países do nosso continente, bem como no nosso próprio país, no que tange aos processos eleitorais.

A consolidação da democracia na África Austral depende do estabelecimento de uma ponte entre o desenvolvimento político e o desenvolvimento económico que reforce a capacidade dos povos da África Austral de fazer opções conscientes e de procurar realizar políticas que gerem desenvolvimento económico, à medida que o processo democrático nas suas sociedades se desenvolve.
Para o alcance desses objectivos supremos, é importante reconhecermos os desafios difíceis com que se deparam os que advogam o desenvolvimento democrático, principalmente nos países mais pobres do hemisfério sul. Para estes países, o imperativo do desenvolvimento nesta era de globalização, constitui um desafio total.



Por isso, os desafios políticos não devem ser tratados fora do âmbito dessa dinâmica. É importante realçar o carácter específico desses processos políticos e principalmente, um aspecto importante do desenvolvimento democrático que é a consolidação das políticas eleitorais.
Neste contexto, as eleições continuam a ser um mecanismo chave para a tomada de decisões colectivas através de representantes com poderes para resolver os desafios com que se deparam os seus países.
O desenvolvimento democrático tem de ser um processo contínuo, com uma vasta gama de acções participativas e interactivas a serem realizadas pelos cidadãos antes, durante e depois das eleições.

.A consolidação democrática através do processo eleitoral deve ser realizada de forma a promover uma série de valores. Por exemplo, os protagonistas de eleições na África Austral deviam administrar os seus processos eleitorais de forma a contribuir para o alcance de eleições livres e justas, de uma administração eleitoral responsável, transparente e para fortalecer a experiência democrática dos eleitores.

Estes desafios variam desde assegurar a manutenção do estado de direito, passando por procurar formas de melhorar a participação da mulher no processo político, até à administração de eleições economicamente eficazes
.