.

.

lunes, 9 de enero de 2017

UNITA Reconhece Estatura Impar de Mario Soares

Fonte :KUP
“Dr. Mário Soares figura ímpar da história contemporânea”, reconhece a direcção da UNITA
Mario Soares.jpg
A direcção da UNITA reconhece que o Dr. Mário Soares foi um político de dimensão internacional, marcado pelo seu combate pela democracia no seu país e no mundo.
Em nota de condolências distribuída à imprensa, a direcção do Partido fundado por Jonas Savimbi ressalta o empenho pessoal do antigo Presidente da República portuguesa em prol da paz e democracia para Angola.

“Numa altura em que raras eram as vozes que falavam de paz, reconciliação nacional e democracia para Angola, o Dr. Mário Soares ergueu com coragem a sua voz para defender esses valores”, lê-se no comunicado da direcção da UNITA.


Reconhecendo o Dr. Mário Soares como figura ímpar da história contemporânea, a direcção da UNITA sublinha na sua nota que Portugal e países africanos de expressão portuguesa perderam um grande amigo.

“Por ocasião da morte do Dr. Mário Soares, a Direcção da UNITA curva-se perante a sua memória e apresenta os seus mais sentidos pêsames à família enlutada e a todos os Portugueses”, conclui a nota.

De salientar que o antigo primeiro-ministro e chefe de Estado português estava internado no Hospital da Cruz Vermelha, desde 13 de Dezembro de 2016, em Lisboa, tendo morrido aos 92 anos.

Mário Soares nasceu em Lisboa, a 7 de Dezembro de 1924. Um dos 27 que se juntou em Abril de 1973 na cidade alemã de Bad Münstereifel para fundar o Partido Socialista, Mário Soares teve uma vida intensa dedicada à política e à democracia. Advogado e professor, envolveu-se em atividades de oposição à ditadura do Estado Novo. Preso 12 vezes, acabou deportado para São Tomé, em 1968, e depois exilou-se em França. A seguir ao 25 de Abril, regressou a Lisboa três dias depois, no que ficou conhecido como o "Comboio da Liberdade", tendo sido recebido por uma multidão na estação de Santa Apolónia.