.

.

sábado, 25 de febrero de 2017

O Meu Pai Amava os Angolanos e Angola

Fonte :KUP
O Meu Pai amava os angolanos e Angola, afirma Aleluia Savimbi
Alelua Savimbi.png
Os ideais que levaram Jonas Savimbi a combater concretizaram-se, esclareceu Aleluia Savimbi, filho de Jonas Savimbi, que esta quarta-feira, 22 de Fevereiro 2017, falava à Rádio RFI, da França, sobre o décimo quinto aniversário da morte em combate do Líder Fundador da UNITA.

Aleluia Savimbi afirmou, ainda que a paz reinante em Angola é parcial e do calar das armas porque os angolanos continuam a sofrer.

“O combate que ele sempre levou a cabo concretizou-se depois da morte dele. Mas quando vemos hoje esta paz em Angola, é uma Paz, digamos, só de aparência. É uma paz que não se concretiza, digamos nas cabeças dos angolanos. É uma paz parcial para mim, porque, para mim calaram-se as armas, mas os angolanos continuam a sofrer”, disse Aleluia Savimbi, tendo sublinhado que Angola encontra-se numa situação triste particularmente em termos infra-estruturais hospitalares e escolares.

“Eu vou para Angola regularmente, e vejo Angola numa situação triste economicamente falando, em termos de infra-estruturas, em termos de hospitais, em termos de escola. É um país que, infelizmente tem que fazer tudo para conquistar outra vez uma democracia clara. E, é isso que falta hoje em Angola”.


Aleluia Savimbi, considera que com o seu pai em vida, Angola seria diferente, por compreender que, ele gostava dos angolanos e defendia os angolanos em primeiro lugar, que na óptica do filho de Jonas Malheiro Savimbi, não é essa a visão que o governo angolano tem.

“Olha, eu penso que o meu Pai, gostava, sobretudo, dos angolanos e de Angola, sua terra natal e, eu penso que, via-se no que ele queria fazer com os angolanos: primeiro os angolanos, os angolanos sempre. Eu tenho uma impressão que não é igual com o governo angolano, que não mete os angolanos na primeira posição”, afirmou, realçando que o estado dos hospitais, escolas e emprego para os angolanos demonstra a falta de vontade política da parte do governo.

“E, então, quando nós vemos a situação dos hospitais em Angola, as escolas, o emprego para os angolanos, você sente que não há vontade política da parte do governo para se puder fazer com que os angolanos sejam felizes na sua terra natal. E, eu penso que com o meu pai seria uma coisa muito diferente”.

Questionado se a UNITA continua ser a UNITA de Jonas Savimbi, Aleluia Savimbi, disse que, a UNITA continua firme e que, continua a trabalhar para poder conquistar o poder, para poder praticar os ensinamentos e as ideias do seu dirigente fundador.

“A UNITA continua firme, continua liderada pelo senhor Isaías Samakuva. É um partido popular, que tem muito apoio no seio da população angolana e que continua a trabalhar para poder conquistar o poder em Angola, para poder praticar, digamos, os ensinamentos e as ideias do meu pai. Digamos, criar para os angolanos empregos, infra-estruturas dignas desse nome, hospitais, escolas”, esclareceu, acrescentando que o partido fundado por Jonas Savimbi, continua a trabalhar de maneira democrática para trazer uma mensagem diferente para os angolanos.

“E, é isso que a UNITA quer fazer e continua fazendo de maneira mais democrática, digamos, mais aberta, mas não com armas na mão. E, eu penso que a UNITA continuará neste mesmo sentido, para poder trazer uma mensagem diferente aos angolanos”.
www.unitaangola.org