.

.

sábado, 25 de febrero de 2017

Rostos da UNITA na Assembleia Nacional

Fonte :KUP
Serão conhecidos em Março os rostos da UNITA na Assembleia Nacional
PR Samakuva Zímbo.png
A UNITA vai convidar personalidades independentes para integrarem as suas listas de candidatos a deputados.

Sem precisar o número, Isaías Samakuva que falava em entrevista à TV Zímbo, assegurou que o seu Partido vai voltar a convidar entidades da sociedade civil e de outras sensibilidades que não são da UNITA.

“ Não é a primeira vez que o fazemos, mas desta vez teremos um maior número de pessoas que não sendo da UNITA são da sociedade civil e de outras sensibilidades”, precisou, prometendo para o mês de Março a publicação da lista.

Por outro lado, o líder da UNITA manifestou-se chocado com o que chamou de “vergonha dos órgãos de comunicação social”, tendo aventado a possibilidade de a UNITA convocar uma manifestação para protestar contra a atitude dos órgãos de comunicação social que sendo públicos trabalham em benefício de um partido.

“Aquilo que fazem é vergonhoso e ilegal, (…) a campanha ainda não começou, nós devemos resolver esse problema”, afirmou o líder da UNITA.


Na entrevista, Isaías Samakuva discorreu sobre vários aspectos da vida nacional, falou do modelo da economia de mercado que o seu partido pretende implementar quando for governo e da atenção a prestar aos sectores de saúde e da educação. Isaías Samakuva entende que o sector privado da economia é fundamente e deve constituir-se no motor de desenvolvimento.

Sobre a saúde, disse que ser inconcebível que os angolanos morram em hospitais por falta de medicamentos. Garantiu que num governo formado pela UNITA, será dada primazia a prevenção das doenças e a formação de quadros a vários níveis, para assegurarem a assistência médica e medicamentosa às populações. A criação de condições de vida e de trabalho para os técnicos de saúde em zonas recônditas é outro item importante destacado pelo líder da UNITA.

Quanto à educação, Isaías Samakuva defendeu, entre outras coisas, a valorização da classe docente e a criação de escolas nas comunidades, evitando que crianças de menor idade percorram longas distâncias para estudar.

Defendeu pólos de desenvolvimento regionais, incluindo a implementação das autarquias, como modelo de combate às assimetrias.

“Não há razão que justifique que o cidadão que habita na Maianga, em Talatona, ou Cacuaco tenha maior consideração do que o cidadão que mora em Ombanja, por exemplo”, disse o líder da UNITA, quando solicitado a pronunciar-se sobre o combate às assimetrias.

Segundo Isaías Samakuva, é importante a implementação de autarquias para o combate às assimetrias. Em caso de vitória da UNITA, nas eleições de Agosto, Isaías Samakuva garante para 2018 a implementação de autarquias.

Partilhar isto: