.

.

miércoles, 5 de abril de 2017

Conferencias Provinciais Elegem

Fonte :KUP
Conferências provinciais elegem candidatos a deputados pela lista da UNITA
Candidatura.jpg
Com vista as eleições de Agosto de 2017, decorrem em todas as províncias, as Conferências para a eleição dos candidatos a Deputados pelas listas da UNITA, tal como ficou deliberado pelo Comité Permanente da Comissão Política, na sua III reunião ordinária, de 18 de Março do ano em curso.
A deliberação do Comité Permanente apontava o período de 27 de Março a 8 de Abril para a realização das conferências provinciais para a eleição dos candidatos a deputados.
De acordo com o Secretário da Organização da UNITA, Diamantino Mussokola, o processo da realização das conferências provinciais está a ser conduzido pelas Comissões Eleitoral, de Mandatos, de Ética e Decoro, que auxiliam os Secretários provinciais na condução dos passos conducentes à eleição dos candidatos a Deputados da próxima legislatura.


De acordo com a nossa fonte, à comissão de Mandatos compete assegurar a legalidade e legitimidade dos mandatos a outorgar pelas conferências provinciais, enquanto que a comissão de ética e decoro é responsável por garantir a observância dos princípios que governa a ética e o decoro, durante as conferências que elegem os candidatos a deputados.
O acto eleitoral em cada província é coordenado pela comissão eleitoral provincial a qual compete programar, executar todas as acções tendentes a garantir a realização de um processo eleitoral livre, justo, democrático e transparente.

Cada província corresponde a um círculo provincial e deve eleger cinco (5) candidatos candidatos efectivos e cinco (5) candidatos suplentes.
De salientar que a UNITA manifestou disponibilidade de integrar na sua lista de candidatos pelo circulo nacional, cidadãos não filiados à UNITA.
“A UNITA assume o compromisso de contar com cidadãos Angolanos competentes, independentemente da sua filiação à UNITA, desde que pugnem pela defesa dos interesses dos Angolanos, promovam e defendam a dignidade da pessoa humana e os direitos e as liberdades fundamentais do homem, consagrados na Constituição da República de Angola e na Declaração Universal dos Direitos do Homem”, lê-se no preâmbulo do regulamento de selecção de candidatos a Deputados.