.

.

viernes, 26 de mayo de 2017

TV Raiar, O Novo Canal de TV da UNITA

Fonte :CLUB-K
“TV Raiar” o novo canal de TV da UNITA
TV.raiar UNITA.jpg
Lisboa – A “TV Raiar” é o novo canal de televisão criado por sectores da UNITA e que vai ao ar no próximo dia um de Junho, imitindo via cabo, a partir da DSTV (África do Sul), para a região da SADC. (http://raiar.tv)

Fonte: Club-k.net
Em entrevistas anterior, o líder da UNITA, Isaías Samakuva justificou que foram obrigados a criar um canal de TV por falta de espaço por parte dos órgãos de comunicação estatais controlados pelo MPLA.

“É mesmo verdade. Nós estamos concentrados aqui, a TPA não nos dá espaço, então nós temos que procurar maneira de sair desta situação”, confirmou, há poucos anos a VOA.

Planeado desde 2014, a “TV Raiar” tardou a materializar-se por razões de ordem financeiras acrescida a um “braço de ferro” com um “desconhecido grupo”, que em forma de sabotagem tentou a propor a Multichoice a “revenda” do espaço que acolhe este novo canal televisão digital.

A ideia inicial de se criar um canal de televisão próprio surgiu em 1992, no tempo em que a UNITA era liderada por Jonas Savimbi. O malogrado líder reclamava que as mensagens eleitorais do seu partido eram deturpadas e manipuladas pela média pública, sob controle do regime. Savimbi, numa declaração pública, teria admitido a encomenda de material para instalação da TV em Angola e que, por outro lado, aguardava também por uma legislação.


A Lei de Imprensa angolana não permite a abertura de um canal televisivo privado, a operar de forma analógica ou digital. Vários analistas tem chamado atenção pelo facto de a TV Zimbo, o canal privado pertencente aos generais “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento operar a margem da lei, sob o silêncio do Ministério da Comunicação Social.
www.unitaangola.org