.

.

jueves, 1 de junio de 2017

Conforntos entre Militantes do MPLA e da UNITA

Fonte :KUP
Confrontos entre militantes do MPLA e da UNITA em Benguela
Bandeira-UNITA.jpg
Militantes da UNITA e do MPLA na Província de Benguela, envolveram-se dia 26 de Maio de 2017, em actos de espancamento, no Município de Bocoio, na província de Benguela, provocando ferimentos às duas partes.

A situação motivou o governador provincial de Benguela, Isaac dos Anjos a promover uma reunião de emergência, com os responsáveis dos Partidos em confrontos, o Comandante Provincial da Polícia e o Chefe Provincial dos Serviços de Segurança, para solucionar o incidente.

O Secretário Provincial do MPLA, Veríssimo Sapalo, culpabiliza o segundo maior partido angolano pelos incidentes, por decidir realizar a sua actividade, em zonas em que o povo rejeita a presença da bandeira da UNITA.


“E, há outras, em que as pessoas, pelo resultado da guerra que se viveu, eles não querem que apareça mais uma bandeira da UNITA, nós como o MPLA não vamos à algumas localidades bem distantes, aqueles que foram, por exemplo, bases da UNITA. Havia zonas, como lhe digo, muito distante, que eram bases da UNITA, para a gente penetrar foi preciso um trabalho da penetração muito profundo”.

Entretanto, o Secretário Provincial da UNITA em Benguela, Alberto Ngalanela, assegurou que os confrontos começaram depois de uma emboscada, alegadamente organizada pelos militantes do MPLA, contra os membros do seu partido, na aldeia de Kapalanga, tendo despoletado a confusão que se alastrou para as outras comunas do Município.

“Porque os nossos homens depois de sofrerem emboscada, tivemos sete feridos e em função disso, portanto, os ânimos subiram, e o problema que estava para a aldeia de Kapalanga, agora alastrou-se para todas as comunas do Bocoio”, explicou.

Até ao momento os confrontos causaram sete feridos do MPLA e seis feridos da UNITA, dentre os quais, um grave, tal como esclareceu o Secretário Provincial do maior partido na oposição em Angola, na Província de Benguela.

“O resultado que temos até agora, já da polícia, portanto, fala-se em sete feridos, então, e nós contabilizamos da nossa parte da UNITA seis feridos, dentre os quais um grave”.

Não foi possível obter a reacção do porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, não atendeu ao telefone.