.

.

martes, 13 de junio de 2017

Morreu Toivo Ya Toivo

Fonte :KUP
Morreu Toivo Ya Toivo, um dos Pais da Independência da Namíbia
transferir (2).jpg
Hermen Andimba Toivo Ya Toivo, um dos Pais da Independência da Namíbia, e companheiro de prisão de Nelson Mandela, morreu na sexta-feira, 9 de Junho de 2017, aos 93 anos de idade, informou a Rádio Vaticana na sua emissão da Rádio Eclésia.

Toivo Ya Toivo deixa para trás uma vida de compromisso político, que o levou a 16 anos de prisão, decretado pelo regime do Apartheid da África do Sul.

Depois da sua Libertação, o Político ocupou o cargo de Ministro das Minas, no primeiro governo Samuel Daniel Shafiishuna, mais conhecido como Sam Nujoma, seu companheiro de SWAPO.

Toivo Ya Toivo foi um dos fundadores da SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste da África), o Movimento de Guerrilha que combatia a dominação colonial da África do Sul, na Namíbia, chamada, então, de Sudoeste africano e que governa o País desde a Sua Independência, em 1990.

O histórico líder foi um dos 36 namibianos detidos em 1966 e no governo segregacionista sul-africano, encarcerados na Ilha Prisão de Robben Islands, onde Nelson Mandela passou 18 anos.

Ele participou em greves de fome na prisão, e passou nove meses em regime de isolamento, por agredir um guarda, tendo sido libertado em 1984, e continuou seu trabalho político ao assumir o cargo de Secretário-geral da SWAPO e vários Ministérios após a Independência da Namíbia.

O Congresso Nacional Africano (ANC), partido que governa a África do Sul e aliado da SWAPO durante a luta contra o apartheid, lembra Toivo Ya Toivo como um lutador pela Liberdade, e um Pan-Africanista, Internacionalista Progressista, que também defendeu a causa dos trabalhadores.

Uma das acções que o herói da história da Namíbia fez na clandestinidade, foi enviar à ONU, depoimentos gravados de trabalhadores Sul-africanos, no Sector das Minas, sobre as duras condições de vida nos jazigos do país, um acto de lhe rendeu represálias por parte do regime de Pretória.

Entretanto, nesse domingo, companheiros da resistência, organizações da Sociedade Civil renderam uma homenagem ao lutador, pela Liberdade na Namíbia e na África do Sul. 
www.unitaangola.org