.

.

sábado, 22 de julio de 2017

CNE Abre Inscrições

Fonte :KUP
CNE abre inscrições para trabalhar na mesa da assembleia de Voto
CNE_Logo Angolana.jpg
Começaram nesta quinta-feira, 20 de Julho de 2017, em todo país, as inscrições para o recrutamento dos membros que deverão fiscalizar as mesas e Assembleias de voto.
Agostinho Lima, um dos Comissários da CNE explica o procedimento, para os cidadãos que devem inscrever-se.

“São cidadãos nacionais maiores de 18 anos, que devem ter os seus cartões de eleitores actualizados e, por outro lado, estes mesmos cidadãos devem fazer as suas inscrições nas Comissões Municipais Eleitorais. Repito: maiores de 18 anos, com os cartões eleitorais actualizados e inscreverem-se nas Comissões Municipais Eleitorais das suas respectivas províncias”.

O Comissário Nacional Eleitoral esclareceu sobre os requisitos académicos necessários para a habilitação dos candidatos.

“Para além dos requisitos de cidadania, temos alguns requisitos académicos. Para dizer de que, esses candidatos, para as zonas rurais devem possuir como habilitações mínimas, a 8ª Classe, e para as zonas urbanas as habilitações mínimas a 12ª Classe”, justificando serem estes os requisitos habilitacionais que vão facilitar a recruta.

“Porquê? Porque esses níveis nos vão permitir recrutar candidatos com uma certa capacidade em termos académicos para poder capacitar-se com relação às matérias que eles vão manusear”.

Segundo o Comissário da CNE, “Há uma ficha que o candidato via preencher por altura das inscrições, e é com base nessa ficha que os candidatos vão ser apurados”, considerando ser, o processo transparente.

O maior partido na oposição em Angola, a UNITA, reprovou esta quarta-feira, 19 de Julho de 2017, em Conferência de Imprensa, a ficha de inscrição entregue aos partidos políticos, para o registo dos seus delegados de lista, que de acordo com o maior partido na oposição, traz elementos que violam a Lei 36/ 11 de 21 de Dezembro.
www.unitaangola.org