Possuidor de vários cartões de identificação, incluindo o de membro do MPLA e de uma organização de Veteranos de Guerra, um elemento estranho infiltrou-se na coluna do Candidato a Presidente da República, Isaías Samakuva, que se dirigia ao Lobito.
Ao longo do trajecto de 70 quilómetros, da Kanjala ao Lobito, a segurança do Candiato da UNITA foram chamando a atenção do individuo para que não interferisse na coluna e teimosamente o homem estranho continuou a tentar aproximar-se da viatura VIP, até provocar acidente que envolveu cinco viaturas da coluna do líder da UNITA, ocasionando ferimentos e danos materiais avultados.
O porta-voz da polícia minimizou o caso, atribuindo o acidente a uma ultrapassagem mal efectuada. A versão da polícia é contrariada por fontes especializadas em estudos de segurança, que julgam que nesta fase da campanha eleitoral e tendo em conta a ascendência da UNITA, o regime pode ser tentado a cometer loucuras contra os seus adversários, principalmente o Partido fundado por Jonas Savimbi e liderado por Isaías Saamakuva.
O Deputado Adalberto Costa Júnior questiona por que razão os batedores da polícia nacional escolta policial não agiram de modo firme para evitar danos e riscos ocorridos, numa altura em que o acidente envolveu a coluna de candidato a presidência da república, na fase final da campanha eleitoral, melindrosa que exige medidas de segurança mais eficazes. | |