.

.

martes, 24 de mayo de 2016

Presidente da UNITA faz esclarecimentos eloquentes à TPA 20 anos depois

Fonte :Unitaangola

pr tpa 1.jpg
O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva ressaltou a violação do processo de preparação das eleições gerais previstas para o próximo ano, durante a grande entrevista concedida esta segunda-feira, 23 de Maio de 2016, à Televisão Pública de Angola (TPA), duas décadas depois de se ter pronunciado em exclusivo a cadeia televisa angolana.

O líder do galo negro durante o espaço disponibilizado falou de vários aspectos da situação actual do país, o andamento do processo eleitoral, a posição de Angola na região da SADC, em relação a processos eleitorais transparentes, e da vida interna do seu partido, tendo afirmado que, a sua força política está a preparar-se da melhor forma, para vencer o desafio eleitoral de 2017, bem como afirmou estar a preparar o Partido para travar a mäquina da fraude. Assegurou ao mesmo tempo que o país não está preparado a aceitar mais uma fraude eleitoral.

"A UNITA está se a organizar e bem (….) estamos a trabalhar. A UNITA pensa ganhar as eleições de 2017, primeiro trabalhando para parar a fraude. Isso tem de ser claro. Aliás, por aquilo que nós vemos Angola não está preparada a aceitar mais uma fraude. Não está! Portanto, também, é preciso esquecer essa história de organizar fraudes", disse.

O Presidente da UNITA considerou a organização de fraude eleitoral uma violação à lei, a preparação das eleições gerais pelo Ministério da Administração do Território (MAT) e pela Comissão Interministerial do Presidente da República.

"Organização da fraude é, por exemplo, violar leis, violar leis que estão bem claras na constituição. Por exemplo, neste momento há uma violação que está a ocorrer. O artigo número 107 da Constituição, diz claramente, no seu articulado que, a os processos eleitorais de devem ser organizados por uma administração independente.

Portanto, uma organização independente e não o executivo. Mas nós estamos a ver agora que o executivo já no registo eleitoral, na sua preparação, nomeou uma comissão interministerial que vai se ocupar, bem como o ministério da administração do território que vai se ocupar do registo eleitoral", denunciou.

O dirigente da UNITA, que se manifestou preocupado com a máquina da fraude em processo na organização do pleito eleitoral de 2017, realçou a denúncia dos sinais de fraudes para evitar o roubo do voto durante o próximo acto eleitoral.

"O maior receio da UNITA neste momento é que, esta fraude que, como no passado tem sido processual, já tenha começado. É que isto mesmo que acabei de mencionar, esta violação clara da constituição, que já está. O problema está aí meu caro: a fraude não acontece apenas no dia da eleição, a fraude é processual. Está a começar agora. E, é isto que nós estamos a denunciar, é isto que nós estamos a dizer que vamos procurar parar isso", afirmou o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva.