O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, apelou nesta 4ª feira, 25 de Novembro de 2015, em Luanda, a União Europeia para que sejam implementadas as medidas tomadas na última resolução do Parlamento Europeu sobre os direitos humanos e boa Governação em Angola.
O apelo foi feito durante a audiência concedida ao Embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Felix Frank, a quem Raul Danda exprimiu o reconhecimento pelo papel que a Bélgica em particular e a União Europeia em geral, têm desempenhado para a consolidação da democracia em Angola e o respeito pelos direitos humanos.
Raul Danda reafirmou, na ocasião, a determinação do seu partido de continuar a lutar pela defesa dos direitos humanos e a instauração de uma democracia real em Angola, ao lado dos povos e países democráticos do mundo.
Apontou os desafios que o seu Partido, em particular, a oposição e os angolanos em geral, enfrentam para a concretização dos objectivos de uma sociedade verdadeiramente democrática, salientando entre outros, a limitação da fiscalização pelos deputados às acções do Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos, a não transmissão em directo das sessões parlamentares, o aumento da repressão das autoridades contra cidadãos de vários extractos da sociedade, a corrupção e desvios do erário público, para citar apenas estes.
Por seu turno, o Embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Félix Frank destacou o papel dos partidos da oposição na consolidação da democracia, considerando-os mesmo como o pilar de uma democracia. Felix Frank, reconheceu por isso a luta que o Grupo Parlamentar da UNITA tem encetado para cumprir com o seu papel, o que tem despertado o interesse da Bélgica em acompanhar e interagir com o maior partido na oposição em Angola. Pelo que encoraja a prosseguir com esta luta para se consolidar a democracia em Angola.
Para o embaixador muitas das situações apresentadas têm merecido já o acompanhamento do Governo Belga, tendo tomado nota de novos dados ouvidos neste encontro.
O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA fez-se acompanhar neste encontro pelo segundo vice-presidente Deputado Daniel Domingos “Maluka” e pela primeira-secretária do Grupo Parlamentar da UNITA, Maria Luísa Andrade.
Luanda, 25 de Novembro de 2015
A Assessoria de Imprensa |