.

.

domingo, 1 de mayo de 2016

Termina com sucesso a jornada diplomática do Presidente da UNITA por Africa e Europa

Fonte :Unitaangola

Dr Sakala CEjpg.jpg
O Presidente da UNITA, senhor Isaías Henrique Gola Samakuva manteve em Bruxelas, de 21 a 26 de Abril de 2016, uma agenda de trabalhos intensa para dar seguimento a sua digressão diplomática que o levou a visitar Marrocos e Portugal.


No domingo, dia 24 de Abril de 2015, o Presidente Samakuva encontrou-se com líderes de opinião da diáspora angolana residente na Bélgica e Holanda, bem como com dirigentes da UNITA, Representantes do Partido junto destas comunidades de angolanos residentes nestes dois países. O encontro realizou-se sob o lema do cinquentenário que é “UNITA, 50 anos pelos angolanos e por Angola “, tendo o Presidente do Partido apresentado, na ocasião, o progresso que a UNITA tem feito no que diz respeito ao seu crescimento e à conquista da simpatia dos angolanos em todo o País.

Respondendo à diversas perguntas feitas pelos presentes, o Presidente da UNITA apresentou o ponto de vista do Partido sobre a situação política, económica, social e financeira do país, bem como a visão política do Partido sobre o presente e o futuro. Também realçou a importância da diáspora angolana, tendo reforçado a posição da UNITA sobre a necessidade de estender à Diáspora angolana, o direito de voto nas eleições, pois este é um direito constitucional que lhes tem sido negado pelo Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos.

No dia 25 de Abril de 2016, o Presidente Samakuva manteve na casa das Leis da União Europa, encontros importantes com vários deputados do Partido Popular Europeu, Socialista, e do Grupo Liberal Europeu. A situação prevalecente no país dominou os encontros, sobretudo nas vertentes económico-financeira e sócio-política.

Os desafios que a UNITA tem à sua frente, com os olhos postos nas eleições gerais de 2017, não deixaram de ser abordados

No dia 26 de Abril de 2016, o Presidente Samakuva manteve encontros com o Director para África da Comissão Europeia, com responsáveis por África do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo Belga e com jornalistas belgas. Com todos eles, foram analisados os desenvolvimentos que a conjuntura política regional tem conhecido nos últimos tempos, bem como o papel que, na óptica da UNITA, a Comunidade Internacional pode, no quadro da sua cooperação com Angola, desempenhar na manutenção de um clima de Paz e na promoção do desenvolvimento.


Manteve no principio da tarde desse mesmo dia um encontro com responsáveis por África do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo belga com quem analisou a situação do país, apresentando também o ponto de vista da UNITA sobre a região dos Grandes Lagos, sobre o ambiente de negócios em Angola e sobre o papel da oposição no âmbito do processo de democratização do país.

O périplo da delegação dirigida pelo Presidente da UNITA a Europa e a Marrocos, terminou assim em Bruxelas, com encontros bastante úteis que também serviram para realçar o papel da Oposição no âmbito do processo de democratização do País. Pelo interesse demonstrado pelos interlocutores que a Delegação encontrou e pelos assuntos tratados, o Secretariado dos Assuntos Internacionais do Partido considera positiva esta digressão realizada no âmbito dos esforços diplomáticos da UNITA com vista a manutenção do dialogo internacional com parceiros e amigos de Angola em geral e da UNITA em particular.

Lisboa, 27 de Abril de 2016
O Secretário dos Assuntos Internacionais da UNITA
Alcides Sakala Simões