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martes, 19 de febrero de 2019

CPLP aconselha valorização de Línguas Nacionais no Ensino

CPLP aconselha valorização de Línguas Nacionais no Ensino
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A integração das línguas nacionais no ensino, o reforço e valorização do potencial humano das crianças, independentemente da sua proveniência religiosa, racial, étnica e linguística constituem as principais recomendações saídas do seminário de formação de professores da CPLP, terminado ontem, em Luanda.

Segundo o portal da Angop, o encontro que ocorreu nos dias 12 a 14 deste mês, visou a promoção e diversificação das teorias e métodos de ensino, do português como “segunda língua” tendo orientado também que se melhore os níveis de escolaridade e de qualificação, bem como a necessidade de se trabalhar na educação inclusiva com a participação das famílias e da comunidade.

Os participantes defendem ser preciso ter-se em consideração a realidade sociolinguística de cada país, de forma que os professores sejam enquadrados, de acordo com a especificidade linguística das suas respectivas localidades.

O encontro recomendou ainda que os professores do ensino primário adquiram conhecimentos metodológicos, científicos actualizados sobre o ensino do português, de modo que contribuam para a qualidade do ensino deste, enquanto língua oficial e meio de divulgação de saberes e valores.

Na óptica dos seminaristas, é importante que haja professores do ensino primário que dominem a língua gestual, de modo a tornar a escola mais inclusiva e participativa, assim como se deve oficializar a língua portuguesa a profissão de tradutor de língua gestual.

Quanto aos conteúdos do ensino primário, defende-se que sejam sistematizados e significativos, tendo o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem, de maneira a desenvolver a sua capacidade comunicativa.

Nesta ordem de ideia, o secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, referiu, ao intervir na sessão de encerramento, ser fundamental proporcionar condições necessárias para que os alunos em situação de aprendizagem do português como “segunda língua” venham a ter o domínio desta, por formas a inserirem-se na sociedade e ter participação plena nas acções de cidadania.
www.unitaangola.org