.

.

martes, 6 de mayo de 2014

16/05/2014 - ANGOLA: ESTADO MENTAL DO PRESIDENTE JES

ANGOLA:O ESTADO MENTAL DO NOSSO PRESIDENTE


Por: Prof.N'gola Kiluange

Washington Dc - Toda e qualquer sociedade que atropela selvaticamente os direitos humanos e cívicos de uma criança ou adolescente – é disfuncional e fictícia! Acontece que o comportamento humano resulta da “relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (respostas)”,segundo o Professor Carlos Eduardo Lopes.

No nosso caso, as constantes indignações manifestas por cidadãos comuns são reflexos das arbitrariedades sistemáticas dos direitos fundamentais e crimes praticados pela autoridade máxima do país – o Chefe do Poder Executivo!

A arrogância e a petulância do Sr. Presidente da República em continuar a apostar nas medidas remediativas ou atuar repressivamente contra todos aqueles que se lhe opõe, nos faz questionar o seu estado psíquico-patológico!

Isso é legítimo,moralmente falando! Consta que, por exemplo, nos seus últimos instantes de vida, Josef Vissarionovitch Stalin mandou aniquilar generais e até os seus próprios médicos,acusando-os de atentar contra a sua vida!? Tivesse a ex-sociedade soviética uma descentralização administrativa e poder local, muitas almas inocentes teriam sido salvas!!!

E é precisamente aqui onde reside o nosso maior erro crasso – termos permitido José Eduardo dos Santos "cacumbular-nos" todo o poder do aparelho administrativo estatal,gestão descontrolada do nosso erário público,etc,etc,etc.

Contudo, é de domínio público que o estado de saúde do Sr. Presidente da República exige um certo regime de medicação... e naturalmente que esse tipo de medicamentos têm os seus efeitos primários e secundários!? Atenção, todo respeito à privacidade do Sr. Presidente merece aqui dignidade! Em causa estão os destinos e futuros de mais de 16 milhões de almas angolanas!!! Muitos dos contractos firmados por José Eduardo dos Santos com várias entidades nacionais e estrangeiras são absurdamente questionáveis!?

É natural, por exemplo, que a China tenha utilizado Xu Jinghua, o magnata da "The 88 Queensway Group", para alcançar vantagem competitiva no acesso dos nossos recursos mineiras. E não nos esqueçamos que Jinghua viveu por muitos anos no nosso país, como operativo da contra-inteligência chinesa durante a guerra civil, traficando armas para José Eduardo dos Santos.

E ambos foram colegas de estudos numa das academias militares da antiga União Soviética –bingo! Lev Avnerovich Leviev e Arcadi Gaydamak são productos da antiga KGB ,que serviram para manter os interesses após sovietes em Angola...alinharam-se ao Argelino-francês Pierre Falcone para traficarem armas em socorro do regime de Eduardo dos Santos durante a nossa guerra civil...

E o triste em tudo isso é que … quer Xu Jinghua,Lev Avnerovich Leviev, Arcadi Gaydamak ou Pierre Falcone,etc., conhecem o estado psíquico-patológico do nosso Presidente da República melhor do que nós!!!Compreendem quão compremetida está o oxigénio que alimenta os nossos pulmões, xeque-mate! "Só me faltava essa p'ra minha pior desgraça," gritava António de Oliveira Salazar, quando foi descorberto o petróleo em Angola – traduzindo nas conjunturas actuais: mas que raios de animais afinal somos?!!!

O estado de saúde da nossa hierarquia máxima jamais deveria ser considerado um "tabu" ou segredos de "Estado", porque agindo dessa forma estariamos a defraudar os nossos respetivos princípios morais e cívicos, comprometendo assim a integridade estrutural de todo aparelho de Estado-Nação.

Por mais repudiável que pareça, a melhor alternativa que nos resta de momento –seria a convocação de uma conferência nacional, com a participação de todas as forças vivas desta terra tão sacrificada …. para decidirmos a reforma imediata e compulsória de José Eduardo dos Santos... projectarmos um futuro favorável aos nossos respectivos interesses, porque reviver a um passado manchado de sangue seria má fé, tanta falta de vontade política , crucificação do futuro das gerações vindouras...

Nenhum de nós gostaria de herdar uma terra em ruínas e ingovernável... e o que era aceitável coniventemente por algum de nós há 20 ou 10 anos atrás – hoje é inadmissível e intolerável!!!

O recente assassinato de Mfulupinga N´lando Víctor, desaparecimento físico de Elias Cassule e Alves Kamulingue,Milocas Pereira, a morte misteriosa do Eng. António Belarmino Brito no edifício novo da Sonangol são amarguras que nos fazem avivar a um sanguíneo 27 de Maio de 1977.

Hoje, Manuel Baptista Chegonde Nito Alves é uma pura realidade da nossa causa justa!