.

.

lunes, 5 de mayo de 2014

29/04/2014 - SECRETARIO DE ESTADO NORTE AMERICANO CHEGA DOMINGO A LUANDA , /04/05/2014

 Secretario de Estado americano chega domingo a Luanda

Lisboa - O Chefe da diplomacia norte-americana vai chegar este domingo, 4 de Maio, a Luanda e já há instituições financeiras angolanas a prepararem-se para aderirem a protocolo contra evasão fiscal e financiamento do terrorismo
Fonte: Publico
Luanda altera lei para facilitar o investimento de cidadãos angolanos
A principal alteração na proposta de revisão da Lei do Investimento Privado (LIP) em Angola, que vai a votos no parlamento, visa apenas os investidores nacionais que verão descer o patamar que lhes dá direito a beneficiar de incentivos fiscais de 1 milhão (722 mil euros) para 500 mil dólares (361,4 mil euros].
A informação é avançada pelo semanário angolano Expansão, que dá ainda destaque ao facto de instituições financeiras angolanas estarem a aderir ao regime contra a evasão fiscal e o terrorismo e à visita a Luanda, na próxima semana, do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry.
O site do semanário, que teve acesso à proposta de revisão da Lei do Investimento Privado (LIP), “o investimento mínimo exigido para os investidores nacionais beneficiarem dos incentivos fiscais” vai baixar do valor actual, 1 milhão de dólares (cerca de 100 milhões de kwanzas, a moeda angolana), “para cerca de 500 mil dólares [361,4 mil euros], no futuro.”
No caso dos investidores estrangeiros, “mantem-se o limite de 1 milhão de dólares”, mas agora a fasquia está associada a cada “investidor privado”. Segundo o Expansão, a nova LIP apenas vai considerar as “pessoas colectivas investidoras, contrariamente ao estabelecido na lei actual, onde os sócios da empresa são considerados investidores privados.”
“Actualmente, se uma empresa candidata aos incentivos da LIP tiver cinco sócios estrangeiros, todos são considerados investidores privados e, por isso, cada um cada um tem de investir 1 milhão de dólares” o que significa que “a empresa tem de investir 5 milhões de dólares (1 milhão por cada sócio estrangeiro) para beneficiar do apoio.
O mesmo semanário dá destaque ainda ao facto de “algumas instituições financeiras angolanas estarem a alterar procedimentos para poderem aderir ao protocolo contra evasão fiscal e financiamento do terrorismo.” A decisão surge no quadro do Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), aprovado nos EUA, em Março de 2010, e “que visa combater a evasão fiscal e financiamento do terrorismo”.
A consultora PwC Angola refere, igualmente, que a adopção dos requisitos da FATCA vai implicar, por parte das instituições financeiras angolanas - bancos, seguradoras ramo vida e sociedades gestoras de fundos “a implementação de procedimentos mais exigentes" para a identificação e reporte de dólares por pessoa que detenham activos nas instituições.
Fonte da PwC Angola explicou ao Expansão que “algumas instituições angolanas já iniciaram o procedimento de adesão ao protocolo e vão implementar medidas”, ainda que apenas os bancos e as outras instituições financeiras tenham conhecimento dos clientes em causa e dos seus activos.
Segundo o Expansão "algumas instituições financeiras angolanas já iniciaram procedimentos com vista a efectuarem o seu registo junto da Autoridade Fiscal norte-americana, no âmbito de um protocolo que visa combater a evasão fiscal e o financiamento do terrorismo".
Com base em informações do sítio do Departamento de Estado norte-americano, o Expansão revela que John Kerry vai estar em África, na próxima semana, com deslocações previstas a Angola, à Etiópia e à República Democrática do Congo. Um dos temas que será abordado entre os dois governos será "a situação nos Grandes Lagos", onde os conflitos foram considerados por Eduardo dos Santos "altamente preocupantes" por atrasarem o desenvolvimento de África.
Na abertura da V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo africanos, na Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, o presidente angolano considerou que "o grande desafio é saber se somos capazes ou não de banir os conflitos armados, as rebeliões e as subversões." Kerry "felicitou" Eduardo dos Santos" pela liderança de Angola da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos".
Dado que Eduardo dos Santos vai estar nessa altura em França e no Vaticano, o Expansão admite que Kerry possa ser recebido por Georges Chikoti, que está à frente da diplomacia angolana.