.

.

viernes, 8 de agosto de 2014

8/08/2014 - ANGOLA: DECLARAÇÂO ALUSIVA AO 3 DE AGOSTO DE 2014 DATA NATALÍCIA DO Dr SAVIMBI

























Declaração da UNITA alusiva ao 3 de Agosto de 2014 data natalícia do Dr Jonas Malheiro Savimbi



Jonas_3 de Agosto.jpg



O dia 3 de Agosto é a data natalícia do Dr Jonas Malheiro Savimbi, Presidente Fundador da UNITA, que em vida completaria 80 anos de idade.

Neste dia, os angolanos explorados, excluidos e oprimidos se revêm no Homem que dedicou a vida inteira à luta pela independência, pela liberdade e pela democracia em Angola.

Com orgulho do seu percurso histórico, estes homens e mulheres continuam firmes e decididos com a UNITA, sob liderança do Dr Isaías Henrique Gola Samakuva, a dignificar a vida e obra do Saudoso Presidente Fundador Dr Jonas Malheiro Savimbi e tornar realidade o seu sonho de edificação de uma sociedade nova, de inclusão e de justiça social, colocando 1º o Angolano, 2º o Angolano, 3º o Angolano e o Angolano sempre, no centro das atenções do Estado e do Governo.

Este ano, o dia 3 de Agosto comemora-se sob o lema: Dr Jonas Malheiro Savimbi, fonte inesgotável de inspiração para a felicidade e bem-estar dos Angolanos.

Muitos, por este mundo, procuram saber a verdade sobre quem foi Jonas Malheiro Savimbi cujos adversários tratam de deturpar e ofuscar os seus feitos para apagá-lo da história. Porém, os factos são teimosos e quando se constituem em contributo para a História da Humanidade, eles são inapagáveis.

Jonas Malheiro Savimbi nasceu aos 3 de Agosto de 1934, no Munhango, uma vila situada ao longo do Caminho de Ferro de Benguela. Filho de Loth Malheiro Savimbi e de Helena Mbundo Sakato Savimbi.

Muito cedo despertou nele o espírito patriótico-nacionalista que o acompanhou durante toda a sua vida. Formou-se em ciências políticas e jurídicas na Universidade de Lausanne - Suiça, com distinção.

Ver angolanos a morrer de fome e de doença; assistir às situações de opressão, discriminação e exploração que se tornaram mais evidentes no movimento forçado de contratados para as roças de café como autênticos escravos, constituíram a razão da sua revolta contra o regime colonial português.

Jonas Malheiro Savimbi, inconformado com a realidade colonial no seu País, ingressa na UPA (União dos Povos de Angola) em Fevereiro de 1961. A sua influência fez-se sentir imediatamente, tendo sido nomeado Secretário-Geral desse Movimento. A acção política de Jonas Savimbi encorajou muitos jovens intelectuais a aderirem àquela organização nacionalista, facto que veio dar um novo ímpeto à UPA.

Em 1962 conseguiu convencer os Dirigentes do PDA (Partido Democrático Angolano) e da UPA a uma fusão de que resultou a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola).

Ainda neste ano, com o seu contributo directo, constituiu-se o GRAE (Governo Revolucionário de Angola no Exílio), primeiro instrumento politico – jurídico nacional opositor do regime colonial e Jonas Malheiro Savimbi desempenhou funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros desse Governo. A sua habilidade diplomática permitiu, tão cedo, o reconhecimento do GRAE pelas instituições regionais e internacionais.

Jonas Malheiro Savimbi, aos 25 de Maio de 1963 participou na criação da OUA (Oranização da Unidade Africana) como Presidente da Comissão de todos os Movimentos de Libertação de África, que endereçou um Memorando aos Chefes de Estado Africanos, lido diante da Assembleia Magna da OUA pelo veterano do Kénia Onginga Ondinga. Esta Comissão era dinamizada por Jonas Malheiro Savimbi – Presidente, Mário Pinto de Andrade – Secretário e Julius Kianu – Relator.

As divergências de pensamento e método politico com a Direcção da UPA, quanto à condução da luta levaram Jonas Malheiro Savimbi a abandonar a organização e fundar a União Nacional Para a Independência Total de Angola – UNITA, criando, assim, mais um espaço politico de luta de libertação para dar novo rumo e impulso à luta anti-colonial, baseando-se em três princípios fundamentais:

a) Direcção no interior do País;
b) Contar essencialmente com próprias forças;
c) Consciencializar o Povo e uni-lo na luta pelos seus direitos inalienáveis.

Assim, a UNITA, sob Presidência de Jonas Malheiro Savimbi é criada aos 13 de Março de 1966 no Muangai, província do Moxico, apresentando aos presentes o seu Projecto Politico, baptizado de Projecto de Muangai ou Projecto dos Conjurados do 13 de Março.

A 4 de Dezembro de 1966, Jonas Malheiro Savimbi recebe o “baptismo de fogo” no ataque ao posto colonial de Kassamba, comandado directamente por ele. Mas foi a 25 de Dezembro de 1966, no ataque à Teixeira de Sousa, que oficialmente a UNITA, sob liderança do seu Presidente, inicia a Luta Armada de Libertação Nacional. Este ataque deu a UNITA a sua personalidade politica e o seu reconhecimento nacional e internacional.

De 01 a 06 de Julho de 1967, Jonas Malheiro Savimbi é detido na Zâmbia, quando fazia uma digressão no exterior do País para angariar meios para a continuação da luta, devido aos ataques que a UNITA levava a cabo ao longo do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

Aprisionado durante 06 dias, Jonas Malheiro Savimbi, graças a intervenção do Presidente Nasser do Egipto, junto do Presidente Kaunda, é exilado no país de Nasser durante nove meses, de onde regressa clandestinamente à Angola, em Julho de 1968.

Jonas Malheiro Savimbi foi o único Dirigente dos Movimentos de Libertação Nacional que se encontrava no interior do País por ocasião do 25 de Abril de 1974. Por isso, viu-se obrigado a deslocar-se para o exterior do País com vista a procurar uma aproximação com os outros Presidentes dos Movimentos de Libertação para estabelecerem uma plataforma de cooperação em face da presente realidade politico-militar.

Assim, aos 25 de Novembro de 1974, em Kinshasa – Zaire, Jonas Savimbi assinou a plataforma de cooperação com Holden Roberto da FNLA.

Aos 18 de Dezembro de 1974 assinou a plataforma de cooperação com António Agostinho Neto do MPLA, na cidade do Luso – Moxico. De recordar que as conversações com o Presidente Neto iniciaram em Dar-es-Lam/Tanzania em Novembro do mesmo ano e no Luso assinou-se a plataforma.

Jonas Malheiro Savimbi promoveu a Conferencia de Mombaça no Kénia, de 03 a 05 de Janeiro de 1975, em que participaram os Lideres dos três Movimentos de Libertação, onde concordaram estabelecer uma plataforma de entendimento e cooperação criando condições conducentes à negociação com a entidade colonizadora, para a Independência de Angola.

Por ocasião das discussões dos acordos de Álvor, Jonas Malheiro Savimbi apresentou o texto onde defendia a multiracialidade de Angola e enriqueceu, também, os princípios referentes as eleições gerais.

Jonas Malheiro Savimbi foi signatário dos Acordos de Alvor a 15 de Janeiro de 1975 juntamente com Holden Roberto e Agostinho Neto e os seus Movimentos (FNLA, MPLA e UNITA) reconhecidos como os únicos representantes do Povo Angolano.

Os Acordos de Alvor eram o único instrumento politico-jurídico de transição do poder do regime colonial português para os Angolanos, representados pelos três Movimentos de Libertação. Esta transição passaria por eleições livres em Outubro de 1975 e o Governo saído das eleições proclamaria a 11 de Novembro de 1975, em nome de todo Povo Angolano, a Independência do País.

Muito cedo, o MPLA iniciou a inviabilização da aplicação dos Acordos de Alvor, excluindo do processo a FNLA e a UNITA. Em face desse clima de violação dos Acordos, Jonas Savimbi, numa tentativa de salvá-los, aos 16 de Junho de 1975, promoveu a cimeira de Nakuru (Kénia) entre os Dirigentes dos três Movimentos para se restabelecer a Paz no País antes da data acordada para a Independência.

Infelizmente, o MPLA violou totalmente os Acordos de Alvor e autoproclamou-se como o único representante do Povo Angolano e adjectivou os outros Movimentos de inimigos e por isso nenhum palmo de terra para esses inimigos em Angola.

Assim, a 11 de Novembro de 1975 Agostinho Neto proclama a Independência de Angola em nome do Comité Central do MPLA e não do Povo Angolano.

Perante esta exclusão, acrescida a máxima de que para o inimigo (UNITA) nem um palmo de terra, Jonas Malheiro Savimbi em frente da UNITA apela à uma Resistência Popular Generalizada contra o regime mono-partidário e ditatorial do MPLA, apoiado pelo imperialismo russo-cubano.

Durante 16 anos, Jonas Malheiro Savimbi dirige a Resistência contra o expansionismo russo-cubano e o monopartidarismo, tendo angariado apoios e simpatias, interna e externamente. Classificado como Estratega Politico-Militar de Craveira Internacional; Combatente pela Liberdade; Esperança de Angola pelos países amantes da liberdade e democracia, Jonas Malheiro Savimbi, obrigou a saída dos cubanos de Angola e o fim do monopartidarismo.

Aos 31 de Maio de 1991, Jonas Savimbi assinou os Acordos de Bicesse/Portugal com José Eduardo dos Santos, acordos que puseram fim a Republica Popular de Angola, levando o País as primeiras eleições gerais em Setembro de 1992.

As eleições de 1992 foram classificadas pela oposição de fraudulentas e não credíveis, reabrindo assim o clima de instabilidade.

Aos 16 de Outubro de 1992, Jonas Savimbi, em nome da UNITA aceita os resultados das eleições para evitar o impasse e o regresso a guerra. Mas como as maquinações no sentido de voltar a impôr o cenário de 1975/76 tinham amadurecido, o MPLA pôs em marcha a sua estratégia de genocídio politico-tribal, massacrando Dirigentes e Quadros, assaltando e espoliando todo o património da UNITA.

Mesmo diante deste clima, Jonas Savimbi procurou sempre promover o diálogo para solucionar o conflito pós-eleitoral, protagonizando variadíssimas iniciativas diplomáticas em prol da Paz.

A carreira de Jonas Savimbi foi fundamentalmente de um cidadão sensível aos problemas do seu Povo; de um empenho total as causas profundas e legítimas do seu Povo; de um condutor de homens cujo pensamento e acção determinaram a evolução do processo de Libertação do Povo de Angola e de África Austral, tornando-lhe num dos Patriotas mais vibrantes e empreendedores do fim do Século XX.

O Dr Jonas Malheiro Savimbi tinha uma visão clara e convicta da dinâmica da sociedade e da necessidade de se ajustar a prática política a evolução inevitável da história. Foi ele, o único Dirigente Nacionalista Angolano que circunscreveu nos ideais do seu Movimento, aquando da sua fundação em 1966, a democracia assegurada pelo voto do Povo através de vários Partidos Políticos. Impregnado deste valor, Jonas Savimbi, lutou contra o colonialismo e o exclusivismo do sistema monopartidário.

Amado e respeitado pelo povo e temido pelos seus adversários, Este Homem, o Dr Jonas Malheiro Savimbi era bem o exemplo acabado de inteligência e convicções inabaláveis, visionário, carismático, corajoso, firme, determinado e brilhante estratega politico-militar de craveira internacional, enfim, uma fonte inesgotável de inspiração para a felicidade e bem-estar dos Angolanos.

E tal como um dia afirmou, citamos: “deixemos sobre a terra feitos que nos prolonguem para além da morte”, o Dr Jonas Malheiro Savimbi legou aos angolanos um instrumento de defesa dos interesses vitais moldado pelos ideais que projectou e defendeu ao longo da sua vida e que continuarão vivos e a nortear a luta dos angolanos pela consolidação do processo de paz e reconciliação nacional e pelo aprofundamento do Estado Democrático e de Direito.

Bem haja o 3 de Agosto!
Bem haja a UNITA!
Bem haja Angola!

Luanda, 3 de Agosto de 2014
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA