.

.

martes, 20 de mayo de 2014

20/05/2014 - GUINÉ-BISSAU: ELEIÇÔES PRESIDENCIAIS CELEBRADAS DE MODO CIVISMO

Notícias / África

Guiné-Bissau: Organizações internacionais destacam civismo nas eleições presidenciais

Enquanto se espera pelo anúncio dos resultados por parte da Comissão Nacional de Eleições, as reacções já começaram a surgir.
Mesa de voto na Guiné-Bissau
Mesa de voto na Guiné-Bissau
TAMANHO DAS LETRAS 
Lassana Casamá
Os guineenses votaram ontem na segunda voltas das eleições presidenciais entre José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.
Guiné-Bissau: Observadores destacam civismo nas presidenciais 3:00


Enquanto se espera pelo anúncio dos resultados por parte da Comissão Nacional de Eleições, as reacções já começaram a surgir.

Depois de um dia de votação, de modo geral, caracterizado por civismo dos eleitores, mas atraiçoado pelas agressões físicas e ameaças registadas em Bafatá, no leste do país, contra activistas políticos do PAIGC, a nossa intervenção de hoje vai centrar-se nas avaliações preliminares das entidades nacionais e internacionais envolvidas no processo.

A UEMOA, União Económica e Monetária Oeste Africana, pela voz do seu Chefe de Missão de Observação Eleitoral, Lancina Dosso, destacou a importância do acto, sobretudo pela forma ordeira como os eleitores afluíram as urnas. Em análise, estima que o escrutinio apresentou um quadro total de transparência e serenidade.

Falando ainda de reacções, o Movimento Nacional da Sociedade Civil disse hoje, em comunicado, que as eleições decorreram num clima de tranquilidade, civismo e no respeito de lei, tendo registado uma participação significativa dos eleitores. A Sociedade Civil guineense confirma que o povo guineense, mais uma vez, demostrou a sua maturidade e responsabilidade. Apela, por conseguinte, a todos os atores políticos e cidadãos no sentido de contribuírem na manutenção de um clima de paz, tanto assim que exortar aos concorrentes e seus apoiantes para a aceitação dos resultados eleitorais a serem proclamados pela Comissão Nacional de Eleições.

Caso existirem situações possíveis de reclamações, conclui o Movimento Nacional da Sociedade Civil guineense, que sejam feitas através de mecanismos e órgãos competentes. Condenar também o acto de violência registada na região de Bafatá. E a propósito exige que seja instaurado inquérito por forma a identificar os autores da referida acção e consequente responsabilização dos mesmos, fim de citação.