.

.

lunes, 21 de julio de 2014

21/07/2014 - ANGOLA: DISCURSO DE REPRESENTANTE DA UNITA NA ALEMANHA NO CONGRESSO DA JURA

DISCURSO DO REPRESENTANTE DA UNITA NA ALEMANHA NO CONGRESSO DA JURA OCORRIDO EM LUANDA
O Embaixador da UNITA jca na Alemanha Joao Kanda Bernardo antecedeu o discurso do Presidente Isaías Samacuva na abertura do III congresso da Juventude do mesmo Partido Político que teve lugar no dia 16.07.14 em Luanda - Angola e pelo que se aguarda pela a tomada de posse do novo SG da JURA ''ALY MANGO'' eleito democráticamente e de forma transparente a ter lugar no sábado dia 19.07.14.

DISCURSO !

Excelência Sr. Dr. Isaias Henriques N’gola Samacuva, presidente da UNITA,

Excelência Sr. Dr. Ernesto Mulato, vice-presidente da UNITA;

Excelência Sr. Eng°. Victorino Nhany, secretário geral da UNITA;

Excelência Sr. Dr. Alcides Sakala secretário para as relações exteriores e porta-voz da UNITA;

Excelência Sra. Navita N’golo, secretaria nacional ''ad interim'' da JURA;

Respeitados membros da Comissão Politica da UNITA;

Benquistos membros do secretariado nacional da JURA;

Ilustres membros de diversos partidos políticos aqui presentes;

Prezados deputados da UNITA e dos demais partidos;

Estimados delegados à este congresso;

Caros jornalistas dos diversos órgãos de imprensa

Distintos convidados;

Senhores e senhoras,

Incumbe-me, em nome de todos os Representantes da UNITA junto das distintas Comunidades Angolanas no Exterior, proferir este discurso que visa saudar o terceiro congresso da JURA, cujo ponto mais alto será a eleição democrática, que sempre caracterizou o nosso partido, e consequentemente também a camada juvenil em causa, de um dos três concorrentes ao cargo de secretário nacional do mesmo movimento juvenil.

Permitam-me antes de mais citar uma frase,do poeta alemão, Bertolt Brecht: “em tempo de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada , nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.”

Senhoras e senhores,

quando o poeta alemão pronunciou estas palavras, não obstante a longevidade temporal, espacial e circunstancial, esta frase serve-nos como ponto de orientação, pois, estas palavras foram pronunciadas numa Alemanha nazista, onde pensar em mudanças num regime autoritário e totalitário, era um acto de coragem e um puro exercício de loucura.

Mas parece que nestes casos, a loucura e a paixão pelo ideal de liberdade são necessárias, porque William Shakespeare, através do seu romance intitulado Romeu e Julieta, nos ensinou que o ''louco e o apaixonado são os mais felizes porque vêm sempre oportunidades lá onde o frio entendimento não consegue ver, e em força disto atingem sempre as suas metas''.

Maninhas e maninhos,

a juventude angolana, quer a que está em Angola, quer a que está no estrangeiro, espera muito de nós porque sabe, que somente nós representamos a alternativa para uma mudança, com vista a estruturar uma politica juvenil com vista na construção antropologica do jovem angolano, para que este não tenha mais necessidade de ir a busca de melhor educação fora do seu ambiente e para que jamais se sinta mais estrangeiro na sua terra de origem (Angola) que no exterior.

a juventude angolana, confia em nós porque sabe, que nós queremos construir uma Angola onde cada jovem valerá pelo seu merito, sem ter necessidades de apresentar o cartão partidário para o acesso a primeira casa, para o concurso publico ou para o acesso aos bens primários que lhe seriam concedidos pelo simples facto de ser cidadão nacional.

a JURA tem consciência de estar a realizar o seu terceiro congresso num contesto politico extremamente difícil, visto que existem no pais tendências cooperativistas de tipo fascista, cujo alicerce é a frase de Benito Mussolini << TUDO NO ESTADO, NADA CONTRA O ESTADO E NADA FORA DO ESTADO>>.


Com base nesta frase, compram os intelectuais, compram os opositores políticos, matam activistas cívicos e políticos e prendem, oprimem e humilham os mais radicais que a troco de nada se vendem. Tudo isto passa-se ante aos olhos de uma magistratura silenciosa, indiferente que está contra o artigo 174° (centésimo septagésimo quarto) da Constituição da República.

que o futuro chefe do calderão máximo da JURA consiga lidar-se com a actual situacção social e política do País na defesa dos interesses da juventude, pois o Dr. Jonas Savimbi estava certo quando disse que: A Paz não está nos acordos mas sim no sentimento dos angolanos.

que o secretário nacional da JURA eleito no III Congresso tenha a capacidade de gerir os conflitos e de unir os angolanos na acção e no pensamento, porque existem em Angola movimentos e instituições que entenderam e interiorizaram muito bem a doutrina maquiavélica do “ DIVIDIR PARA MELHOR REINAR”.

que o secretário nacional da JURA eleito no III Congresso consiga lidar-se com gente que confunde o princípio de a maioria.

Estimados presentes,

o principio maioritário é pressuposto fundamental, e criterio essencial, mas não é o único critério para resolver os mais importantes assuntos da vida de uma sociedade.

Porque se a maioria tivesse sempre razão, e esta sua razão fosse verdade irrefutável, o tribunal de Nürnberg (Nuremberg) nunca condenaria os membros sobreviventes do poder politico, militar e economico da Alemanha nazista, porque estes para a sua defesa alegaram em tribunal que a sua acção estava em conformidade com o direito positivo, um direito positivo aprovado pela maioria.

Caros concorrentes,

Os Representantes da UNITA junto das distintas comunidades angolanas na diáspora endereçam os seus votos de muita coragem ao futuro secretário geral do braço juvenil desta formação política que será eleito neste evento ha culminar no dia 18 do corrente mês e confiam-no para esta nobre missão para justificar uma das frases do lider fundador quando dizia: Um dia morrerei, mas naquele dia estarei consciente que formei demasiados quadros, estes quadros serão os continuadores dos meus ideais, dos meus projectos, serão os construtores da Angola do futuro, igual para todos angolanos.

Ora, apráz-me também aproveitar-me desta oportunidade para transmitir os cumprimentos de 3 indivíduos que se comunicaram comigo na tarde de ontem e que manifestaram a sua solidariedade com a juventude da UNITA que realiza hoje o seu III congresso que são:

1 - A chefe do departamento para a cooperacao europeia e internacional da Konrad Adenauer, Fundacao Política da CDU Partido no poder na Alemanha nosso parceiro de trabalho.

2 - O chefe do departamento para assuntos africanos da International Transparency.

3 - E o terceiro e último é o Sr. Fernando Vumby activista polítíco que também agradeço por me ter acompanhado no aeroporto e em companhia com outros activistas alemães, quando partí de Berlim.

e para perorar, a vós queremos também lembrar os ensinamentos do contratualista Jean Jaques Rousseau que diz: “UMA SOCIEDADE SO É DEMOCRATICA QUANDO NINGUÉM É TAO RICO QUE POSSA COMPRAR ALGUEM, E NINGUÉM É TAO POBRE QUE TENHA DE SE VENDER”.

Por isso uma outra tarefa do nosso querido futuro secretário nacional da JURA será também de fazer entender os políticos que os angolanos não são e nunca foram produtos ha venda, mas sim um povo que não conhece a liberdade, um povo que quando no passado residia no estrangeiro muita das vezes reflectia o tráfico do escravo que reinava durante o colonialismo, ja pelo contrário em pleno tempo da paz muitos angolanos abandonam voluntariamente a terra de origem para residirem no exterior onde recebem o melhor tratamento humano e a melhor assistencia social por razões que ja não podiam existir num país como Angola.

Finalmente isto so acontece porque a incompetência dos que nada fazem e não deixam fazer, faz com que continuem a confundir o crescimento económico ao do social.

Muito obrigado

Luanda aos 16 de Julho de 2014