.

.

lunes, 21 de julio de 2014

21/07/2014 - ANGOLA: JURA EXIGEM PEDIDO PÚBLICO DE DESCULPAS DO PR. DA REPÚBLICA

JURA exigem pedido público de desculpas do Presidente da República

JURA ,organização juvenil do partido Unita no seu III Congresso Ordinário JURA ,organização juvenil do partido Unita no seu III Congresso Ordinário
Num Comunicado publicado pela JURA ,organização juvenil do partido Unita, Exigem do Presidente da República José Eduardo dos Santos, um pedido público de desculpas por ter considerado os jovens angolanos de frustrados, durante a sua entrevista ao canal televisivo português SIC internacional.
COMUNICADO
De 16 a 18 de Julho de 2014, em Luanda, no Pavilhão Multiusos do Complexo Sovsmo em Viana, decorreu o III Congresso Ordinário da JURA, Sob o lema: JURA – “PATRIOTISMO E INOVAÇÃO PARA A VITÓRIA”, cujos actos de abertura e encerramento foram presididos por sua Excelência Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, presidente do Partido.
O Congresso contou com a presença de 329 delegados idos das 18 Províncias e do Estrangeiro que, durante três dias discutiram questões ligadas à vida política, económica, social, cultural e académica do País.
Depois de acalorados debates, os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA consideram preocupante e cada vez mais degradante a condição sócio-económica da maioria dos jovens, em particular, e das populações angolanas em geral.
Por isso, exigem do Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos a adopção urgente de políticas que resolvam, de facto, os problemas com que se debate a juventude angolana e as famílias no seu todo, tais como um sistema de ensino de qualidade e de fácil acesso para todos, rede hospitalar e serviços de saúde com capacidade humana e medicamentosa à altura das principais doenças que afectam as populações, formação profissional e mais postos de emprego, com salários condignos, mais incentivos aos artistas e criadores, desportistas e empreendedores, com vista a colocarem todo o seu potencial ao serviço do país, evitando assim que se percam nas drogas, alcoolismo, prostituição, delinquência juvenil e outros males.
De igual modo recomendam que a Assembleia Nacional aprove com urgência a Lei de Base sobre as politicas juvenis do Estado e, que o Executivo Angolano, com particular realce o Ministério da Juventude e Desportos reformule os programas Angola Jovem e Angola Invest, invertendo o seu actual formato partidário para um formato social e mais abrangente a todos os jovens angolanos.
Os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA rejeitam o 14 de Abril como dia Nacional da Juventude Angolana, e reafirmam a disponibilidade da JURA em encetar diálogo para que se adopte uma data em que se revejam todos os jovens angolanos, filiados em organizações juvenis, sejam elas partidárias ou não.
Condenam a crescente onda de violência das autoridades angolanas contra manifestantes e jornalistas, terminando sempre em espancamentos, detenções e mortes, numa clara violação dos direitos mais elementares constitucionalmente consagrados. Solidarizam-se com as vítimas destes actos bárbaros e seus familiares, com destaque para os activistas Isaías Kassule, Alves Kamulingue, António Zola Kamuku, Filipe Chakussanga, Feliciano Epalanga e Hilbert Ganga, todos eles mortos, para além de Nito Alves e os jornalistas Queiroz Chilúvia, Gonçalves Vieira e outros constantemente perseguidos. Apelam, por isso, ao respeito pelo direito à vida e às liberdades de expressão, reunião e manifestação, plasmados na Constituição da República.
Exigem do Presidente da República José Eduardo dos Santos, um pedido público de desculpas por ter considerado os jovens angolanos de frustrados, durante a sua entrevista ao canal televisivo português SIC internacional e, reafirmam que os jovens angolanos são trabalhadores, intelectuais, empreendedores e batalhadores, faltando apenas oportunidades e atenção de quem dirige o País para realizarem o sonho de colocar Angola no patamar das nações mais prósperas e democráticas do mundo.
Exigem ainda do Executivo do Presidente Eduardo dos Santos e da Assembleia Nacional a valorização, em paridade, dos três Heróis da Independência, nomeadamente os Mais Velhos Álvaro Holden Roberto, António Agostinho Neto e Jonas Malheiro Savimbi.
Os delegados ao III Congresso Ordinário da JURA felicitam o êxito alcançado com a realização deste evento e recomendam adoptar o Discurso de Abertura proferido pelo Presidente do Partido Dr. Isaías Samakuva, como documento orientador de trabalho para o executivo que vai dirigir a organização, a partir deste Congresso.
Comprometem-se em tornar a JURA no verdadeiro braço de apoio à Direcção do Partido, mais inovadora, actuante rumo a mudança de regime que Angola reclama.
Os delegados ao III Congresso saúdam o espírito democrático em que se realizou a eleição do Secretário-Geral da JURA e do Comité Nacional, e felicitam os 3 concorrentes pela coragem, maturidade, militância e dedicação para tornar este acto em mais um exemplo de vitalidade e cumprimento dos ideias e prática democrática que a UNITA persegue desde a sua fundação.
Solidarizam-se com as resoluções e recomendações saídas deste conclave, e reafirmam o seu apoio incondicional à Direcção do Partido na pessoa do Presidente Isaías Henrique Ngola Samakuva.
Rendem singela homenagem aos heróis jovens conhecidos e anónimos, com destaque para o Patrono da JURA David Jonatão Chingunji “Samwimbila” , cujo dia do passamento físico, 18 de Julho é hoje a data nacional da nossa Organização. Encurvam-se diante da memória do Membro Número Um e Fundador da JURA e do Partido, Dr. Jonas Malheiro Savimbi.
A nossa lâmpada não se apaga.
JURA – PÁTRIA
JURA – CIÊNCIA E PROGRESSO
Luanda, 18 de Julho de 2014