.

.

sábado, 5 de julio de 2014

5/07/2014 - ANGOLA: QUADROS DA UNITA ESTIVERAM REUNIDOS EM VIANA





















Fonte : Unitaangola




Parlamentares da UNITA partilham com os quadros experiências das visitas realizadas



Messaa.jpg



Os dirigentes e quadros da UNITA estiveram esta sexta-feira reunidos em Viana para ouvir as experiências vividas por Deputados da sua Bancada Parlamentar que cumpriram missões em diferentes partes do mundo.

Em primeira instância falaram as Deputadas Miraldina Jamba, Helena Bonguela e Clarisse Kaputu, sobre a participação de representantes da LIMA na 58ª sessão das Nações Unidas sobre “Condição da Mulher e Rapariga”, que decorreu em Março de 2014. A LIMA participou pela 5ª vez em fóruns do género.

Segundo a Deputada Miraldina Jamba que é também líder da organização feminina da UNITA, há necessidade de sensibilização de algumas lideranças partidárias na Assembleia Nacional, que não têm representação feminina nas suas bancadas parlamentares.

Por seu turno, a Deputada Clarisse Kaputu defendeu a importância da escolarização das mulheres, como condição para a sua capacitação perante os desafios do combate à pobreza. Para a Clarisse Kaputu há maior escolarização das mulheres em países cujos governos têm vontade política de implementar programas virados para as mulheres.

Por sua vez a Deputada Bonguela fez saber a discrepância existente entre os relatórios que os governantes angolanos apresentam à instituições internacionais e a realidade vivida no país.

Em seguida, subiram ao pódio os Deputados Raul Danda, Alcides Sakala, Sofia Porfírio, Clarisse Kaputu e o Secretário da mobilização urbana da UNITA, Rafael Massanga, que constituíram a delegação que se deslocou à Cabo Verde, Portugal, Espanha e Madeira. Nesses países os membros da UNITA desenvolveram várias actividades e mantiveram contactos valiosos com instituições e entidades, que serviram para o reforço das relações entre formações políticas e povos.

Os parlamentares angolanos pelas listas da UNITA constataram o funcionamento do poder local e das autarquias. As impressões sobre a digressão pela Europa foram transmitidas aos presentes pelos Deputados Raul Danda, Sofia Porfírio e Alcides Sakala.






www.unitaangola.org